Destaque

Potiguar Filipe Toca leva música nordestina a festival na China

Fotos de G. Meyer

Nome em ascensão da nova geração da MPB, o cantor e compositor potiguar Filipe Toca acaba de retornar de uma excursão internacional à China. Ele participou do Festival da Lusofonia, em Macau, levando a força da cultura nordestina para o público chinês. No evento, realizado entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro — na região onde o idioma português é entendido pela maior parte da população (por questões de colonização) –, o artista mostrou canções de sua autoria gravadas por nomes como Falamansa, Dilsinho, Rastapé, Junior Lima e Lucy Alves e outras de sua carreira de intérprete — como “Coração”, “Jack Johnson”, “Cortejo” e “Quem Dirá?”.

O festival busca conectar culturas e promover a língua portuguesa, e Filipe, com seu som envolvente, teve a oportunidade de apresentar um pouco do Nordeste brasileiro a um dos países mais populosos do mundo. Com mais de 20 milhões de streams no Spotify e quase meio milhão de ouvintes mensais nos aplicativos, Filipe Toca expressou a alegria de poder compartilhar sua arte em uma cultura tão distinta. “Levar a música nordestina para o mundo é um desafio, mas também uma alegria sem fim. Eu jamais imaginei que viria até o outro lado do planeta para cantar as coisas da minha terra e representar o meu país. A China é um lugar muito diferente de tudo que já vi, do modo como vivem até a maneira como consomem cultura”, afirmou durante a apresentação, enquanto posava com a bandeira de seu estado natal, Rio Grande do Norte (foto abaixo).

Na chegada ao Brasil, o artista descreveu a recepção do público chinês, que alternava entre dançar e gravar o show: “De cima do palco, eu conseguia enxergar no público o mesmo impacto que nós sentimos quando temos contato com a cultura deles. Alguns dançam, outros observam impressionados, filmam tudo… É mágico poder levar a cultura brasileira, em especial a música nordestina contemporânea, para um país como a China”, comenta.

Hoje com 30 anos, Filipe Toca ganhou visibilidade ao participar do programa “The Voice Brasil”, em 2020, integrando o time da cantora Iza. Desde então sua carreira tem ganhado destaque. Em 2021, lançou seu primeiro EP, “Filipe Toca”, e em 2023 disponibilizou “Alma Doce”, seu segundo álbum, que traz canções como “O Sabiá e a Lua”, “Pairará” e “Loucura Neon”. Como intérprete, já dividiu line-ups com grandes nomes como Nando Reis, Armandinho, Saulo e banda Lagum e se apresentou em muitas casas famosas do Brasil, como o Circo Voador, no Rio de Janeiro.

Ouça “Coração”, um dos sucessos do cantor Filipe Toca:

Topo