Destaque

Vitor Ramil anuncia shows no Rio do disco “Mantra Concreto”

Foto de Rodrigo Lopes

O cantor e compositor Vitor Ramil anuncia para as próximas duas terças-feiras (29 de julho e 5 de agosto) o show promocional do álbum “Mantra Concreto” (lançado no ano passado), dentro do projeto Terças no Ipanema, localizado no teatro localizado no famoso bairro carioca. Será a estreia no Rio de Janeiro do projeto que reúne canções dedicadas à poesia de Paulo Leminski, lançado em outubro do ano passado.

Para as duas únicas apresentações no Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa, o compositor e intérprete gaúcho receberá dois convidados especialíssimos: Ney Matogrosso (29/7) e Adriana Calcanhotto (5/8). “Apresentar ‘Mantra Concreto’ no Teatro Ipanema, com os músicos que produziram e gravaram o álbum comigo, mais as participações de Ney Matogrosso e Adriana Calcanhoto, vai ficar marcado como um momento muito especial na trajetória desse disco”, pontua Vitor Ramil.

Em “Mantra Concreto”, Vitor apresenta 15 músicas compostas por ele para versos de Paulo Leminski. O ano de 2024 marcou os 80 anos de nascimento do poeta curitibano, e o show é uma celebração à sua vida e obra. “Que o lançamento tenha coincidido com a efeméride dos 80 anos do poeta foi um toque de magia numa circunstância que já parecia mágica, já que as canções nasceram quase que diariamente, e resultaram muito fortes e coesas”, comenta.

Além das novas canções, o roteiro inclui composições como “Estrela Estrela”, “Loucos de Cara”, “Não é céu”, “Astronauta lírico”, “Foi no mês que vem” e “O velho León” e “Natália em Coyoacán”, esta última uma parceria com Paulo Leminski originalmente gravada em “Tambong”(2000), que ganhou nova versão em “Mantra Concreto”.

Ao lado de Vitor Ramil (violões e voz) estarão Alexandre Fonseca (bateria, tablas, percussão e programações) e Edu Martins (baixo e synth bass), que dividiram com o gaúcho a produção do álbum, participando de quase todas as faixas. Fabricado também na versão física (CD), “Mantra Concreto” ganhou capa emblemática do designer Felipe Taborda, que remete ao construtivismo e cubo futurismo de Rodchenko e Maiakóvski, cujo conceito gráfico estará em cena nos shows do Terças no Ipanema.

“Seria um clichê dizer que o Paulo Leminski estará conosco através de sua poesia? Bem, ele já deu o ar de sua graça no processo de composição e gravação do disco. Então, eu digo: o Paulo vai estar conosco no palco do Ipanema por “uma eternidade”, como diz a canção ‘Um Bom Poema’, e ‘caminhando junto’”, finaliza o anfitrião da curta temporada.

Ouça “Mantra Concreto”, último álbum de Vitor Ramil:

Topo