O novo capítulo da bem-sucedida parceria entre a Orquestra Ouro Preto e o cantor e compositor Alceu Valença, que deu origem a “Valencianas II”, agora poderá ser vista ao vivo pelo público de várias cidades do Brasil. O concerto iniciou sua turnê nacional em Salvador e dia 27 próximo, às 20h30, estará em Brasília (Centro de Convenções Ulysses Guimarães). Depois segue para Belo Horizonte, João Pessoa, Olinda e Rio Janeiro.
“Valencianas”, criação inicial dessa parceria — com direção de cena de Paulo Rogério Lage –, rodou todo o país e Portugal, sempre com apresentações esgotadas. Agora, o trio celebra a continuidade do projeto e o sucesso do lançamento do álbum “Valencianas II”, em 2022, mostrando Brasil afora novas músicas, novos arranjos e ainda mais sucessos de Alceu.
Alceu e a Orquestra Ouro Preto, regida pelo Maestro Rodrigo Toffolo, apresentam a 2ª edição de Valencianas, com novas obras no repertório que pretendem surpreender os fãs da poesia do cantor e compositor pernambucano, com ainda mais beleza e sonoridades musicais. “Alceu é um ícone da música popular brasileira por sua eterna ousadia e, ao mesmo tempo, contemporaneidade. Por isso acreditamos que estava na hora de, mais uma vez, associar os ritmos do sertão e o folk da guitarra elétrica de Alceu à música de concerto impregnada de versatilidade da Orquestra Ouro Preto”, conta o maestro Toffolo lembrando que a parceria entre a música de concerto e a música popular brasileira surpreendeu até seus produtores que viram, desde o início do projeto, teatros sempre com ingressos esgotados e plateias encantadas com a performance dos parceiros.
No repertório novo, os inúmeros sucessos que ficaram de fora do primeiro espetáculo deixaram margem para que fosse árdua a tarefa de selecionar as canções que fariam parte desta segunda edição — casos de “Como Dois Animais”, “Dia Branco”, “Solidão” “Tesoura do Desejo”, “Taxi Lunar” e “Pelas Ruas que Andei”. “Escolhidas a dedo por Alceu, estas obras prometem emocionar o público, em arranjos especialmente confeccionados por Mateus Freire. Mais uma vez, o que queremos é proporcionar um encontro inesquecível entre a música de concerto e a música de Alceu Valença, com ‘Valencianas II’. Uma forma não só de homenagear este mestre da MPB, bem como a brasilidade que a obra de Alceu nos remete”, afirma Rodrigo Toffolo.
“Valencianas”, a primeira edição do espetáculo, foi concebida em 2010, para celebrar os 40 anos de carreira de Alceu Valença, fruto do encontro com Paulo Rogério Lage, que há tempos planejava proporcionar contornos orquestrais à sua obra, juntamente com o maestro da Orquestra Ouro Preto e o homenageado. Até então, o trabalho do cantor e compositor pernambucano, não havia recebido tal tratamento, o que representou uma experiência inédita na carreira de Alceu.