Destaque

Liniker e outras cantoras juntas no #CulturaEmCasa

liniker 11

Liniker, Tulipa Ruiz e Melly. Com shows do trio de cantoras de destaque na MPB, a plataforma #CulturaEmCasa comemora três anos, nesta sexta-feira, 21 de abril, e ainda divulga o resultado da votação dos destaques da programação de 2021, período do auge da pandemia da Covid-19. O evento gratuito acontece no Teatro Sérgio Cardoso (bairro da Bela Vista, na capital paulista), a partir das 21h. A plataforma #CulturaEmCasa é uma iniciativa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do governo de São Paulo.

De acordo com a equipe da Amigos da Arte, gestora da plataforma, a escolha da Liniker seguiu um critério afetivo. A cantora fez uma das “lives” mais prestigiadas da plataforma em 2021, quando o isolamento social ainda era obrigatório em função da pandemia. Desde o lançamento, a  #CulturaEmCasa disponibilizou mais de cinco mil conteúdos em 13 categorias (a única que investe em tantas linguagens). O acervo sozinho é maior que as principais plataformas culturais nacionais gratuitas. São 3,62 milhões de usuários, com impacto de cinco mil cidades de 166 países, de acordo com os gestores da plataforma.

Dos 31 equipamentos e programas da Secretaria da Cultura que integram a programação da plataforma, o Teatro Sérgio Cardoso Digital, programas de difusão e circulação cultural em parceria com municípios paulistas, o Museu da Língua Portuguesa e o Museu da Diversidade Sexual são os que têm mais visualizações. Seguidos pelas Fábricas de Cultura, Panorama Cultura SP, Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), Museu do Café e Pinacoteca. As ações culturais da própria pasta rendem grande parte da audiência, com tempo médio de visualização 66% maior que a média geral, e interação de 73% dos visitantes.

Um dos grandes diferenciais da plataforma é o investimento em produções próprias, que têm eternizado momentos como o show dos 80 anos do mestre pianista Amilton Godoy, uma entrevista exclusiva com a diva Alaíde Costa, além de documentários como “Olha o Auê aí Ó”, “Mulheres do Bixiga”, e séries como “Alguma Coisa Acontece no Meu Coração” (em homenagem ao aniversário de São Paulo), “Outras Vanguardas” (já transformado em filme), “Modernismo Hoje”, e o mais novo lançamento “Por dentro dos museus”, um tour por museus do governo de São Paulo com apresentação da youtuber Vivi Villanova.

zizi e luiza possi 1 de março

Em 2022, a plataforma também investiu no formato Original #CulturaEmCasa, show de música que une dois artistas em uma apresentação inédita com repertório especial. Com um forte impacto entre os visitantes, em 2023 a meta inicial da plataforma era produzir mais de dez conteúdos desse tipo. Este ano, porém, o número já chegou a três – . “Cornucópia Desvairada e Obscênicas”, “Ekena e Lazuli” e  “Zizi Possi e Luiza Possi”. E mais sete estão em fase de produção, um deles vai ser lançado ao vivo na data comemorativa dos três anos, 21 de abril.

O Prêmio Melhores #CulturaEmCasa nasceu da ideia de prestigiar os artistas que se apresentaram virtualmente em 2021. São  oito categorias – Teatro, Cinema, Música, Dança, Novidades, JuntosPelaCultura, Originais e Parcerias. Em cada categoria são cinco indicados, dos quais três serão premiados. A votação foi ocorreu ao longo de 2022 por meio de Júri Popular e Júri Interno.  As cantoras Baby do Brasil e Angela Ro Ro, o espetáculo de dança Esto es Tango, o filme Sinos do Brasil e os originais da #CulturaEmCasa Raízes Black e Outras Vanguardas estão entre os escolhidos.

 

 

Topo