Autor de grandes sucessos da MPB, como “Garganta” e “Ela é Bamba” (gravadas por Ana Carolina) e “Ruas de Outono” (gravada por Gal Costa), o cantor e compositor gaúcho Antonio Villeroy está comemorando 40 anos de carreira. Para marcar a data, ele resgata a gravação ao vivo de um show realizado em 1998 no Brasil Festival, na cidade de Sanary Sur Mer, no sul da França. E está disponibilizando o material em áudio e vídeo nas plataformas.
Acompanhado por uma superbanda, com uma plateia de cerca de 10 mil pessoas, Villeroy desfiou um repertório de nove canções autorais com letras em português, francês e inglês, além de uma releitura de “Presente Cotidiano”, de Luiz Melodia. O repertório autoral (em alguns casos, em parceria) inclui “Se Toque”, “La Vague Vá”, “São Sebastião”, “Anjo do Futuro”, “By Lord Byron”, “From Ruins of a Town”, “Tô Saindo”, “L’Eté Cést Moi”, “Diabaria”.
Além de atuar como artista, Antonio foi idealizador e produtor do Brasil Festival de 1996 a 2006, em parceria com a associação francesa Sud a Sul, a prefeitura da cidade e, em nos anos de 1998 e 1999 com a Opinião Produtora de Porto Alegre. O festival acontecia à beira do Mar Mediterrâneo e, durante sua existência, contou com nomes da linha de frente da MPB, como Ana Carolina, Chico Cesar, Daniela Mércury, Elba Ramalho, Fernanda Abreu, Gilberto Gil, Jorge Benjor, Lenine, Marcelo D2, Milton Nascimento, Olodum, Paralamas do Sucesso e Skank, entre inúmeros outros artistas.
O registro fonográfico de “Antonio Villeroy – Ao Vivo em Sanary 1998” é inédito até hoje, e o seu lançamento faz parte de uma série de ações que o artista programou para esse ano, que ainda inclui dois DVDs gravados ao vivo — “Gravidade do Amor” (2016) e “Luz Acesa” (2020) — e um álbum de canções inéditas a ser lançado em novembro.
Assista ao vídeo de “Diabaria”, uma das faixas do projeto: