Em plena atividade — compondo, gravando e realizando tours frequentemente –, Caetano Veloso é há mais de 50 anos um dos maiores ícones da Música Popular Brasileira. O baiano, que além de cantor e compositor, é músico, produtor, arranjador e escritor, completa 80 anos muito bem vividos neste domingo, dia 7 de agosto.
Como costuma fazer sempre que nomes relevantes na música nacional celebram datas especiais, O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) aproveitou a ocasião e fez um estudo sobre o artista a partir das suas 631 composições e 1.953 gravações cadastradas em seu banco de dados, um dos maiores da América Latina.
Foram identificadas as canções de Caetano mais tocadas no Brasil, as mais gravadas e os intérpretes que mais gravaram as músicas de sua autoria, além das palavras que mais aparecem nos títulos de suas músicas. Gal Costa foi a intérprete que mais gravou as obras musicais de Caetano Veloso até o momento. Foram 223 gravações, com destaque para as músicas “Baby”, “Como 2 e 2”,” Divino Maravilhoso”. Maria Bethânia aparece na segunda posição, com 197 gravações, e o amigo e parceiro musical Gilberto Gil em terceiro, com 117 gravações.
No ranking das músicas mais gravadas, o primeiro lugar ficou com “Baby”. Já entre as mais tocadas no Brasil nos últimos 10 anos, “Sampa” ficou na liderança (é uma das mais tocadas de forma ao vivo em barzinhos, de norte a sul. Neste período, quase 80% de seus rendimentos em direitos autorais foram provenientes dos segmentos de TVs, Rádio e Shows. O restante vem de sonorização ambiental, casas de festas e carnaval.
Outro estudo em relação às obras musicais de Caetano Veloso revelou as palavras que mais se repetiram em títulos musicais utilizados por ele. A palavra “samba” foi a que mais apareceu, com um total de nove repetições entre todas as suas 631 canções. Logo em seguida, ficaram as palavras “amor”, com oito, e “voz” e “luz/luzes”, empatadas com sete repetições cada. Outro detalhe é que a grande maioria da obra de Caetano tem apenas sua assinatura, ou seja, raramente ele compôs e compõe com parceiros.
Músicas de autoria de Caetano Veloso mais tocadas no Brasil nos últimos
10 anos nos principais segmentos de execução pública:
1- Sampa – Caetano Veloso
3 – Você não entende nada – Caetano Veloso
4 – Marinheiro só – Caetano Veloso / Domínio Publico
5 – Linha do equador – Caetano Veloso / Djavan
6 – O leãozinho – Caetano Veloso
7 – Reconvexo – Caetano Veloso
8 – Força estranha – Caetano Veloso
9 – Desde que o samba é samba – Caetano Veloso
10 – Odara – Caetano Veloso
11 – Menino do rio – Caetano Veloso
12 – Oração ao tempo – Caetano Veloso
13 – Alegria alegria – Caetano Veloso
14 – Baby – Caetano Veloso
15 – London London – Caetano Veloso
16 – A luz de Tieta – Caetano Veloso
17 – Beleza pura – Caetano Veloso
18 – Gatas extraordinárias – Caetano Veloso
19 – Chuva suor e cerveja – Caetano Veloso
20 – A rã – João Donato / Caetano Veloso
Músicas de autoria de Caetano Veloso mais gravadas:
1 – Baby – Caetano Veloso
2 – Sampa – Caetano Veloso
3 – A rã – João Donato / Caetano Veloso
4 – Força estranha – Caetano Veloso
5 – Você é linda – Caetano Veloso
6 – Desde que o samba é samba – Caetano Veloso
7 – Alegria alegria – Caetano Veloso
8 – Coração vagabundo – Caetano Veloso
9 – Luz do sol – Caetano Veloso
Paula e Bebeto – Caetano Veloso / Milton Nascimento
10 – O leãozinho – Caetano Veloso
Como 2 e 2 – Caetano Veloso