Dono de canais de TV abertos e fechados e de dezenas de emissoras de rádio, o Grupo Bandeirantes de Comunicação, que em 2022 comemora 85 anos de existência, tem um motivo a mais para comemorar. Imagens raras de um encontro promovido pela emissora ainda na década de 1970, que acaba de virar o documentário “Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você” (capa acima) conquistou no final de semana passada o Prêmio da Crítica – Melhor Filme Brasileiro na 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
O material é um registro icônico de dois dos maiores astros da música popular brasileira. Elis Regina e Antônio Carlos Jobim estavam em Los Angeles para gravar um disco juntos (“Elis & Tom”), quando o diretor da Band na época, Roberto de Oliveira, resolveu filmar os bastidores e a emissora topou. “Eu sabia que estava presenciando um momento histórico. Desde o instante em que juntei os dois, não tive dúvidas. Então, resolvemos fazer um filme. Precisei montar uma equipe nos Estados Unidos, pedi ajuda ao senhor João Saad e ao pessoal da Band, que me apoiaram muito e o projeto deu certo”, conta o diretor do documentário.
As imagens armazenadas nos arquivos da Band revelam segredos gravados há mais de 45 anos e que agora vêm a público com o documentário “Elis & Tom”. De acordo com Roberto de Oliveira, por trás das câmeras a relação entre os dois não era tão boa, mas na hora de cantar, eles tiveram um encontro único que ficou guardado para sempre como uma verdadeira relíquia. “Eu tive de fazer um meio de campo para acalmar os ânimos, mas quando eles se reconheceram como os gênios que são, as barreiras se romperam”, relembra o diretor.
A estreia nacional será no início de 2023 no Arte1, canal de artes do Grupo Bandeirantes. “É um resgate dessa história lindíssima que começou com o senhor João Saad e com Roberto de Oliveira, que teve a ideia e a intuição de fazer com que essa gravação acontecesse em Los Angeles. O filme venceu um prêmio na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e vai ganhar muitos outros”, acredita Caio Carvalho, diretor executivo do Arte1.
“Elis & Tom” foi gravado entre fevereiro e março de 1974 no MGM Studios de Los Angeles, Califórnia, e foi lançado meses depois pela Polygram. A possibilidade de gravar um disco com Tom Jobim foi dada como presente para Elis Regina por seus dez anos de contrato com a Philips. No repertório do álbum, considerado um dos mais importantes da história da MPB, estão faixas como “Águas de Março”, “Corcovado”, “Só Tinha Que Ser Com Você”, “Pois É” e “Por Toda Minha Vida”. A produção musical foi de Aloisio de Oliveira.