Destaque

Biquini mescla inéditas e regravações no álbum “12 de Junho”

biquini cavadão 28 de março

Produzido por Paul Ralphes e lançado pela 74 Entretenimento, já está nas plataformas o álbum “12 de Junho”, vigésimo da carreira da banda Biquini. Entre regravações de clássicos da banda e lados-B, a pauta do disco nasceu de um repertório romântico para o dia dos namorados do ano passado, através de um EP com capa em movimento, um dos pioneiros na época. “É algo recorrente na discografia do Biquini: após um disco de estúdio, onde há sempre um debate muito intenso sobre o que queremos gravar ou dizer, revisitamos a nossa obra ou mesmo a obra de alguém. Assim foi com o disco “Ilustre Guerreiro”, de 2018, após o álbum “As Voltas Que o Mundo Dá”. E está sendo agora com este, após o lançamento de “Através dos Tempos” (2022), analisa bandleader Bruno Gouveia.

Lançado no Dia dos Namorados, no ano passado, o bom resultado do EP nas plataformas resultou em um trabalho maior, pulando de quatro para dez faixas.  São oito faixas do cancioneiro da banda e duas regravações já conhecidas. A primeira é “Coleção” (Cassiano, Paulinho Zdan) que o grupo começou a cantar nos idos de 1998 para um especial na MTV, registrou na primeira série “Um Barzinho e Um Violão” (2001),  e, nos últimos meses,  tem se incorporado no repertório convencional de shows. A outra, “Todo Amor Que Houver Nessa Vida” (Cazuza, Frejat) surgiu de um convite para uma live em homenagem a Cazuza durante a pandemia, em 2020. Bruno escolheu a música para homenagear seu filho Leonardo, que acabara de nascer.

“No início de 2020, conversamos com o produtor Paul Ralphes a respeito de um projeto para um disco acústico, que sempre foi uma lacuna em nossa carreira. A pandemia nos fez engavetar esse trabalho e optamos por um disco autoral. Satisfeitos com o resultado de ‘Através dos Tempos’, decidimos flertar com esse modo acústico neste projeto mais romântico. Quanto ao acústico…um dia sai.” explica Coelho, que produziu as duas regravações. Junto com o projeto em áudio, a banda fez um registro em vídeo das faixas no Solar de Botafogo, no Rio de Janeiro. O especial contendo as dez músicas estará à disposição no canal da banda no YouTube, incluindo making of do álbum.

Em tempo: a maioria das faixas do projeto vem sendo apresentadas na atual turnê do Biquini — muito concorrida, aliás. Nesta semana, são seis apresentações agendadas: dia 11, em Andradina (SP); dia 13, em Amparo (SP); dia 14, em Itapira (SP); dia 15, em Pouso Alegre (MG) e Belo Horizonte (Prime Rock Brasilç BH, no estádio Mineirão) e dia 16 em Cordeiro (RJ).

Ouça o álbum “12 de Junho”, novidade da banda Biquini:

Topo