Destaque

Brega-funk (do hit “Surtada”) cresce 145% no Spotify em 2019

felipe original

O brega-funk, gênero genuinamente pernambucano, cresceu 145% só esse ano no Brasil, de acordo com o Spotify. Ou seja, de acordo com o serviço de streaming, está evidente que mais uma mistura de ritmos conquista o público de norte a sul. Não é à toa que o hit “Surtada”, de Dadá Boladão, Tati Zaqui e OIK, chegou ao topo da parada de mais tocadas do Spotify no país no mês passado, assim como aconteceu com “Envolvimento” , de MC Loma e As Gêmeas da Lacração, em 2018, e “Hit Contagiante” , de Felipe Original, ainda neste ano.

Pra poder explicar melhor o fenômeno, o Spotify preparou o documentário “MPB Brega-Funk”, o segundo do projeto Música Pelo Brasil (MPB), desta vez contando a história do brega-funk e suas origens recifenses. O documentário, com direção de Felipe Larozza e apresentação do jornalista GG Albuquerque, explora a evolução desse verdadeiro ritmo contagiante e da cena no Brasil. As gravações aconteceram em Recife, onde o brega-funk nasceu, e passa também por São Paulo, com entrevistas exclusivas com alguns dos maiores nomes dessa cena, como o próprio Dadá Boladão – com três milhões de ouvintes mensais no Spotify e dono de um dos maiores hits na plataforma –, Shevchenko & Elloco, MC Loma e as Gêmeas Lacração, MC Troia, A Tropa, MC Lia e Magnatas do Passinho SA, entre outros.

loma33

“A história do brega-funk é a história da cultura de sobrevivência dos Mcs do Recife. O movimento reuniu elementos de diferentes cenas musicais da periferia do Brasil em uma batida eletrônica original e inovadora. Um som que mudou a identidade e o imaginário cultural de Pernambuco e Nordeste”, diz GG Albuquerque, pesquisador de músicas periféricas e curador do documentário produzido pelo Spotify.

O documentário traz também dados de consumo proprietários do estilo no Spotify, que ajudam a entender sua popularização com base em números reais de streams. “A válvula de escape das comunidades do Recife hoje em dia é o brega-funk. O gênero vai dominar o mundo. Se o mundo não terminar em guerra ele termina em brega-funk, disso eu sei.”, afirma MC Lia.  Esse ano, o brega-funk chegou ao topo do chart Brasil do Spotify, assim como tem acontecido com o sertanejo e o funk em geral desde que o serviço chegou ao país, em 2014. Quando esse tipo de fenômeno cultural, essa junção de ritmos acontece localmente – neste caso o brega-funk – ele se reflete na música que ouvimos no Spotify. Por isso, por meio da cultura local e musical, o Spotify consegue conectar artistas e fãs de uma maneira que antes não era possível, construindo uma comunidade de descoberta e inspiração mútuas, expandindo esse fenômeno para todo país”, diz Roberta Pate, diretora de relacionamento com artistas e gravadoras do Spotify na América Latina.

Top 10 músicas de brega-funk mais ouvidas na história do Spotify Brasil:

  1. Hit Contagiante – Felipe Original, JS o Mão de Ouro, MC Kevin o Chris, Sodré
    2. Envolvimento – MC Loma e As Gêmeas Lacração
    3. Baile da Colômbia (Brega Funk) – Remix – DJ 2F, DJ Anderson França, MC Ysa, MK no Beat
    4. Paralisa – MC Loma e As Gêmeas Lacração, MC WM
    5. Não se apaixona – DJ Cassula, Dj Kelvinho, Jerry Smith, MC Loma e As Gêmeas Lacração
    6. Surtada – Remix Brega Funk – Dadá Boladão, OIK, Tati Zaqui
    7. Tome na Pepeka – Biel XCamoso, Mc Lucy, Shevchenko e Elloco
    8. Treme Treme – MC Loma e As Gêmeas Lacração
    9. Combate – Aldair Playboy, MC WM
    10. Ninguém Fica Parado – Maneirinho do Recife, Shevchenko e Elloco

Assista ao clipe de “Surtada”, que no mês passado alcançou o topo do chart Brasil do Spotify:

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo