Realizada ontem à noite em Las Vegas (EUA), a cerimônia anual do Latin GRAMMY, principal premiação de música latina no mundo, foi marcado por muita festa e algumas surpresas. Tanto a chamada Premiere (que envolve categorias específicas, incluindo as em língua portuguesa e é realizada pouco antes da cerimônia de premiação) quanto o evento principal se deram no MGM Gran Garden Arena.
A cerimônia principal, transmitida pela Univisión e com imagens distribuídas a 80 países — além das redes sociais — esteve entre as principais audiências da TV aberta nos Estados Unidos. As brasileiras Anitta e Anavitória estiveram entre os nomes que apresentaram números musicais. Anitta participou de um tributo à cubana Celia Cruz cantando “La Vida Es Carnaval”, ao lado de Olga Tañon, Milly Quezada e Tony Succar. Já o duo pop foi uma das atrações da Premiere, cantando “Ai Amor”.
Anitta concorria numa das principais categorias gerais, a de Melhor Álbum de Urban Music, com “Kisses”, porém o troféu foi para o porto-riquenho Bad Bunny, pelo disco “X100 Pre”. Anavitória foi uma das finalistas na categoria Melhor Álbum Pop em Língua Portuguesa e levou o gramofone dourado. Seu disco “O Tempo é Agora” superou projetos de Ana Cañas, Jair Oliveira, As Bahias e a Cozinha Mineira e Mahamundi.
A principal vencedora da edição número 20 do Latin GRAMMY foi a espanhola Rosalia, que levou o cobiçado Álbum do Ano, além de vencer na categoria Álbum Pop Contemporâneo (“El Mal Querer”). Alejandro Sanz e a cubana Camila Cabello levaram o troféu de Gravação do Ano, com “Mi Persona Favorita”. Outro porto-riquenho, Pedro Cappó, venceu na categoria Canção do Ano com a faixa “Calma”. O troféu de artista Revelação foi para a venezuelana Nella.
Entre as categorias em língua portuguesa, além de Anavitória na categoria Álbum Pop, os prêmios foram para Tiago Iorc (Melhor Canção, por “Desconstrução”), BaianaSystem (Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa, por “O Futuro Não Demora”), Mart’Nalia (Melhor Álbum de Samba/Pagode, por “Mart’Nalia Canta Vinícius”), Delino Marçal (Álbum de Música Cristã, “Guarda Meu Coração”), Gilberto Gil (Melhor Álbum de MPB, por “OK OK OK”), Marilia Mendonça (Álbum de Música Sertaneja, “Em Todos os Cantos”) e Hermeto Paschoal (Álbum de Raízes, por “Hermetto Paschoal e Sua Visão Original do Forró”).
Confira os vencedores em todas as categorias no link:
https://www.latingrammy.com/es/nominees?genre=All