O projeto “Xande Canta Caetano” foi lançado por Xande de Pilares em agosto do ano passado em homenagem a Caetano Veloso. O trabalho, aclamado pelo público e crítica, contou com a produção musical de Pretinho da Serrinha, que será também o diretor musical da turnê que estreia em Salvador (Concha Acústica do Teatro Castro Alves) no próximo dia 2 de junho.
O interessante é que o show na capital da Bahia vai contar com a participação do ilustre homenageado. Caetano, que iria apenas assistir ao espetáculo da plateia, decidiu subir ao palco e dividir com o sambista três faixas que serão definidas nos ensaios, ao longo da próxima semana. O show será dirigido por Regina Casé, amiga dos dois artistas.
Após esta estreia em Salvador, Xande de Pilares segue em turnê com a banda, formada por oito músicos, passando pelas seguintes cidades:
- Belo Horizonte (MG), dia 21/06 – Festival Sensacional
- Vitória (ES), dia 06/07 – Espaço Patrick Ribeiro
- São Paulo (SP), dias 20/07 – Espaço Unimed e 08/09 – Coala Festival
- Rio de Janeiro (RJ), dia 27/07 – Qualistage
- Brasília (DF), dia 02/08 – Na Praia Festival
O álbum que gerou a turnê possui mais de 30 milhões de reproduções nas plataformas digitais e já conquistou diversos prêmios, como Prêmio Multishow 2023, nas categorias Samba e Pagode com “Muito Romântico” e Álbum do Ano. O prêmio também contemplou Pretinho da Serrinha na categoria de melhor Produtor Musical. Além desses, Xande de Pilares foi o vencedor do Prêmio Band Inspira Rio 2023, na categoria Música.
Vale lembrar que, em paralelo à turnê com músicas de Caetano Veloso, Xande mantem sua agenda convencional, que mistura o melhor do samba e do pagode — sucessos de sua antiga banda Revelação, de sua carreira solo e alguns clássicos de gênero gravados por outros artistas.