De acordo com relatório anual da União Brasileira de Compositores (UBC), que acaba de ser divulgado, 2023 foi o ano de recordes na gestão coletiva de direitos autorais musicais. Com os segmentos Shows, Digital, Rádio, Cinema e Usuários Gerais como locomotiva, o montante arrecadado entre todas as sociedades que compõem o Ecad (a UBC é a mais representativa delas) foi de R$ 1,63 bilhão no ano passado, 17% de crescimento em relação a 2022 e maior valor de todos os tempos.
Já a participação específica da UBC nos números foi igualmente superlativa. A principal sociedade de gestão coletiva musical nacional distribuiu, sozinha, R$ 791 milhões somando-se direitos autorais (83% do total) e conexos (17% do total). Isto significou cerca de 57% de tudo o o que conjunto das sete sociedades do Ecad distribuiu.
Quase 177 mil titulares de direitos autorais nacionais e estrangeiros foram beneficiados pela distribuição da UBC, sendo que a parte nacional representou 99% dos valores. E um número excepcional contribuiu para essas cifras exuberantes: o recorde de R$ 104,5 milhões em créditos retidos que foram liberados graças a esforços variados — tecnológicos e legais — da equipe da UBC.
Na parte de Arrecadação, que, como citado, inclui todo o conjunto do Ecad, a forte expansão nos valores foi possível graças ao saltos de 28% em Digital (que inclui streaming) e de 61% em Shows. Somados, os dois segmentos responderam por 43,4% de tudo o que a gestão coletiva nacional arrecadou ano passado. “Os shows viveram um momento mágico, com a forte retomada pós-pandemia e uma sequência de festivais e grandes turnês internacionais em solo brasileiro, refletindo um panorama global de crescimento do setor. Rádio (+9%), Cinema (+32%) e Usuários Gerais (+9) — categoria que engloba de hotéis e academias de ginástica a shoppings e outros ambientes que usam música — também experimentaram importantes expansões. A soma dessas cinco rubricas de Arrecadação que mais cresceram correspondeu a quase 73% das receitas de 2023″, explica o comunicado da UBC.
“A ano de 2023 foi intenso, de explosão de eventos pós-pandemia, com uma recuperação muito significativa da rubrica de Usuários Gerais e uma distribuição recorde para a UBC e seus mais de 60 mil titulares nacionais, além de quase 200 mil internacionais. Outra demonstração de como tratamos a tecnologia e a integridade dos dados foi a distribuição recorde de direitos retidos. Uma tecnologia proprietária nos permite um nível de identificação cada vez mais assertivo”, diz o diretor-executivo da UBC, Marcelo Castello Branco, que destacou ainda grandes marcos da atuação da UBC, como a distribuição de centenas de bolsas de estudo para qualificação no mercado musical (em parceria com a Escola Música & Negócios), a realização da UBC Jam em diversas capitais brasileiras, a série de entrevistas com personagens da indústria da música, em parceria com o podcast “Papo Com Clê” e o Prêmio UBC 2023 para Caetano Veloso.