Depois de alguns anos dedicados praticamente à literatura, que resultaram no romance “Essa Gente” e no excelente livro de contos “Anos de Chumbo” — cujo título e histórias refletem o contexto atual do nosso país, com crises institucionais, pandemia, problemas sociais etc. –-, o cantor, compositor e escritor Chico Buarque virou a chave. E seus dedos largaram as teclas do computador e finalmente voltaram ao velho e bom violão, a partir do qual ele começou a criar seu mais recente single, ‘Que Tal Um Samba?’.
“E aí, levada de samba nos dedos, cabeça e coração voltaram a pensar e a sentir a música e a agir. E Chico Buarque, como é bem de seu feitio, começou a recordar velhos sambas, um especialmente, sucesso de Blecaute no carnaval feliz de 1949 — no caso, ‘Que Samba Bom’, composição de Geraldo Pereira também numa levada toda sincopada como a sua, algo eufórica, “ô, que samba bom/ô, que coisa louca/eu também tô aí/tô aí, que é que há/também tô nessa boca…”. Sambas sobre samba, caso de ‘Feitio de Oração’ de Vadico e Noel Rosa, essa tradição e esse espírito vinham junto com a levada ao violão como a propor ao compositor enferrujado: ‘Que tal um samba?’.”, explica o press release do novo lançamento, que chega aos aplicativos de áudio e ao YouTube (em vídeo da gravação) nesta sexta-feira, 17. A faixa, produzida por Luiz Cláudio Ramos, tem a participação de Hamilton de Hollanda tocando bandolim.
“Um samba / Que tal um samba? / Puxar um samba, que tal? / Para espantar o tempo feio /Para remediar o estrago /Que tal um trago? /Um desafogo, um devaneio / Um samba pra alegrar o dia /Pra zerar o jogo /Coração pegando fogo / E cabeça fria / Um samba com categoria, com calma…”. Assim começa a bela letra da canção que é a grande novidade da turnê nacional que o artista inicia em setembro, por João Pessoa (dias 6 e 7) e, depois de percorrer Natal, Curitiba, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, Salvador e Brasília, chega ao Rio em janeiro e a São Paulo em março do ano que vem. No show, Chico terá no palco a companhia de Mônica Salmaso, que já gravou dois discos dedicados à sua obra (‘Noites de Gala, Samba na Rua’, em estúdio e ao vivo) e fará números solo e duetos com ele, em todas as apresentações da turnê.
Ouça “Que Tal Um Samba?”, novo lançamento de Chico Buarque:
https://orcd.co/quetalumsamba