Destaque

Com convidados, Rael lança o álbum dançante “Onda”

Foto de Vitor Cipriano

Após alguns singles de apresentação, acaba de chegar ao mercado o dançante “Onda”, quarto álbum-solo do cantor Rael. O estereótipo do MC combativo que expõe as mazelas sociais nas rimas e nos gestos dá lugar a um músico que nos conduz por uma jornada fluida como a maré ao longo de 14 faixas. “A onda, embora encontre barreiras no seu caminho, nunca cessa o seu movimento”, reflete o artista.

É impossível ao ouvinte ficar parado sem deixar a “onda” levá-lo através do pagodão baiano, afrobeat, black music, baião, amapiano e, claro, rap. As parcerias de artistas como Ivete Sangalo, Mestrinho, Luedji Luna, Marina Sena, Mano Brown, Ludmilla e outros são reflexo da multiplicidade musical de um disco que já nasce histórico. “É pop com referência da rua, da África, ancestralidade, Nordeste. É diferenciado para não ter cópia”, explica Rael.

“Fazer um disco dançante, que fala de amor, gera até um estranhamento de algumas pessoas do rap. Falam ‘esse cara tá muito levinho’, mas não sabem que por dentro temos vários outros sentimentos”, revela Rael. “Vim da quebrada, passei ‘vários bagulho’. Fazer um disco sobre dança, movimento e alegria é um ato revolucionário”, completa.

A produção musical de “Onda”, assinada com Nave, parceiro de Rael no sucesso “Envolvidão”, acompanha a investigação profunda de ritmos da cultura popular brasileira e africana que o cantor paulistano, com 26 anos de carreira, aprimora a cada lançamento. “Quando a gente faz um disco com essa profundidade musical, dessa pesquisa, é pra mostrar que existe arte nas periferias, têm pessoas preocupadas em trazer coisas novas”, reflete Rael.

Entre os destaques do álbum estão “Simbora!” — que mistura violão e rap –, a festiva “Na Pista Sem Lei”, com participação de Rincon Sapiência e FBC; a sensual “Na Minha” (feat Marina Sena); “Outro Nível”, um pagodão baiano em parceria com Ivete Sangalo e DJ Gabriel do Borel; e “Meu Iô Iô”, com arranjos refinados e a participação de Luedji Luna, com sua voz grave e aveludada.

Ouça o álbum “Onda”, do cantor Rael:

Topo