Megahit do pop nacional nos anos 1980 — com repique nos anos 1990, em versão sertaneja, por Zezé Di Camargo e Luciano –, “Menina Veneno” chegou aos 40 anos. O tempo passou rápido para o maior sucesso da carreira de Ritchie: a música atravessou as últimas quatro décadas sendo cantada por todo mundo, nas plataformas e em versão vivo, por artistas variados, conhecidos ou não do grande público, sempre tendo o público fazendo coro. Então, nada mais justo que ele preparasse uma grande comemoração para os 40 anos de lançamento do álbum “Vôo de Coração”, da qual “Menina Veneno” faz parte.
Lançado em junho de 1983, o disco trouxe pelo menos meia dúzia de hits de rádio, como o eterno “Menina Veneno”, e outros sucessos como “Pelo Interfone”, “A Vida Tem Dessas Coisas”, “Voo de Coração” e “Casanova”. “Voo de Coração” foi o LP mais vendido do Brasil naquele ano e permaneceu nas paradas nacionais por tanto tempo que, no fim do ano seguinte, ainda disputava a liderança com Roberto Carlos e “Thriller”, de Michael Jackson. Em maio último, Ritchie esteve no Cine Jóia, na capital paulista, com lotação esgotada. Ao lado de sua banda, cantou todas as faixas do álbum.
Agora, o britânico nascido em Beckenham (Inglaterra), que reside no Brasil desde 1972, vai sair em turnê com o show “A Vida Tem Dessas Coisas”, com direção de Jorge Espírito Santo. No repertório, os sucessos que marcaram sua carreira. São músicas que ainda estão e ficarão na memória por muitas décadas, ele acredita. Entre elas, a que dá título ao show, o clássico “Menina Veneno”, “A Mulher Invisível”, “Casanova”, “Pelo Interfone” e “Transas”.
A turnê começa pelo Rio de Janeiro, dia 11 deste mês, no Vivo Rio. Dia 13, ele estará no Espaço Unimed; dia 19, dividirá o palco com o também inglês Steve Hackett, em show na praia de São Francisco, em Niterói (RJ). Também estão agendadas apresentações em Juiz de Fora (Teatro Central), dia 15 de setembro, Belo Horizonte (Palácio das Artes), dia 16 de setembro, além de Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis, em outubro e Aracaju e Salvador, em novembro. No palco, Ritchie estará acompanhado por um quinteto de músicos.
Seu novo empresário, Steve Altit, responsável por trazer ao Brasil grandes estrelas internacionais e ter empresariado consagrados artistas brasileiros, reuniu um time de peso para viabilizar o projeto. Em ‘”Voo de Coração’, Ritchie já falava em holograma, computador pessoal, numa época em que esses equipamentos mal existiam. Vamos ambientar esse espetáculo com a tecnologia atual para reforçar esse lado visionário que Ritchie sempre teve'”, diz Alexandre Arrabal, ao lado de Kiko Dias, que assinam a direção de arte da turnê. Esse conceito ainda vem acompanhado da iluminação de Césio Lima, nome por trás da luz/fotografia dos maiores shows nacionais e internacionais no país.