Em mais uma temporada, a estrela americana Taylor Swift aparece como um dos grandes destaques do mercado da música em nível mundial. Sim, ela brilhou também em 2022, como aliás vem fazendo nos últimos anos.
A cantora de 33 anos, que no que vem completa duas décadas de carreira, registrou inúmeros recordes e conquistou diversos prêmios ao longo deste ano. Desde o lançamento do álbum “Midnights”, em outubro, a artista vem colecionando novos e marcantes feitos. Ao todo, “Midnights” conta com 13 músicas autorais que, segundo a cantora, foram escritas durante suas noites de insônia.
No Brasil, onde a estrela tem milhões de fãs, o êxito do projeto não tem sido diferente. O single principal do disco, “Anti-Hero”, alcançou a terceira posição na parada de rádios semanal dentre as canções internacionais, de acordo com a Crowley Broadcast, sistema de medição de desempenho nas rádios do Brasil. A colocação foi a mais alta alcançada por Taylor desde os hits “I Knew You Were Trouble” e “Long Live” (ambos de 2012), que chegaram ao segundo lugar na época de seus respectivos lançamentos. No chart diário, “Anti-Hero” atingiu a segunda posição. A faixa conquistou ainda o 1º lugar entre as mais pedidas da rádio Antena 1 (São Paulo), que tem como público ouvintes classe A e amantes de músicas adulto-contemporânea.
Na televisão, “Anti-Hero” também marcou presença em uma das atrações mais conhecidas do gênero musical. No programa TVZ, do Multishow, no qual clipes são exibidos em horário nobre, ela conquistou o primeiro lugar entre os vídeos mais pedidos. O feito deu a Taylor a capa na playlist oficial do programa nas plataformas de streaming.
O êxito também estende-se às plataformas de áudio. “Anti-Hero” se tornou o single internacional mais reproduzido na história do Spotify Brasil nas primeiras 24 horas, com 853 mil streams. Ele também fecha o ano de 2022 como o maior single internacional de uma artista feminina na plataforma no Brasil. Mais: “Midnights” é a maior estreia de álbum na história do Spotify Brasil com 8,1 milhões de streams nas primeiras 24 horas; ele se tornou o maior álbum internacional da Semana de Lançamento na história do Spotify Brasil, com mais de 34,1 milhões de streams;
O reconhecimento para o talento de Taylor segue surpreendendo. Recentemente, ela recebeu o prêmio Songwriter-Artist of the Decade, no Ryman Auditorium de Nashville, durante a premiação anual Nashville Songwriter Awards. A homenagem celebrou os sucessos de Swift entre 2010 e 2019, um período que viu a cantora fazer a transição completa do country para o pop, acumulando hits e favoritos dos fãs, incluindo os crossovers pop-country “Fearless”, “Mine” e “We Are Never Ever Getting Back Together” ao pop eletrizante de “Shake It Off”, “Style” e “Blank Space”, além de faixas mais intimistas como “Lover” e “New Year’s Day”.
No último dia 13 de novembro, ela levou para casa quatro prêmios no EMA 2022, nas seguintes categorias: Melhor Artista, Melhor Cantora de Pop, Melhor Longform Vídeo e Melhor Vídeo por “All Too Well (10 Minute Version) (Taylor’s Version)”. Encerrando esse ano vitorioso, a estrela ainda foi indicada ao GRAMMY 2023 nas categorias de Música do Ano e Videoclipe por “All Too Well (10 Minute Version)”, Música Country do Ano por “I Bet You Think About Me (Taylor’s Version)” e Melhor Música para Mídia Visual por “Carolina”, faixa-tema de ‘Um Lugar Bem Longe Daqui’.
Ouça “Midnights”, álbum atual de Taylor Swift: