Pouco mais de dois anos após seu lançamento, o clipe original de “Despacito”, do cantor e compositor porto-riquenho Luis Fonsi, tornou-se o primeiro video a ultrapassar a marca de seis bilhões de visualizações no Youtube. A produção se firma como o vídeo mais visto na plataforma. Com participação especial de Daddy Yankee, a canção também faz história no Spotify, com nada menos do que um bilhão de reproduções.
“Despacito” também foi a música que mais rapidamente chegou às marcas anteriores de dois bilhões de views (em 155 dias), três bilhões (204 dias) e quatro bilhões (272 dias) no Youtube. O single mais ouvido do planeta em 2017 também fez “estrago” nas maiores premiações da música. Levou quatro trofeus no GRAMMY Latino (incluindo duas das quatro categorias mais importantes: “Gravação do Ano” e “Canção do Ano”) e outros cinco no Billboard Music Awards (com a versão com participação de Justin Bieber). A faixa quebrou o recorde de “Macarena”, até então a canção latina que mais troféus havia vencido no BBMA.
A parada geral do Youtube traz atualmente em segundo lugar o hit “Shape of you”, de Ed Sheeran, com 4,09 bilhões, seguido por “See You Again”, de Wiz Khalifa, com 4,02 bi, e “Uptown Funk”, de Mark Ronson e Bruno Mars, com 3,47 bi. Já a icônica canção “Gangnam Style”, do sul-coreano Psy, primeiro videoclipe a superar a barreira dos dois bilhões de visualizações, está atualmente em quinto lugar, com 3,3 bilhões.