Com 40 anos de estrada, inúmeros hits globais e nome marcado na história da música mundial, a banda inglesa Duran Duran está prestes a lançar seu 15° disco de estúdio, pela BMG. Esta semana, o quarteto inova ao trazer o primeiro single do projeto, “Invisible”, com clipe inteiramente realizado por Huxley, um artista criado em inteligência artificial.
Formada atualmente por Simon Le Bon, Nick Rhodes, John Taylor e Roger Taylor, o Duran Duran foi a primeira banda a vender downloads de música e buscou inovar nos modos de transmissão de vídeo e dos telões nos shows, mas o que os artistas estão propondo em “Invisible” é muito mais radical. Tudo o é visto na tela — cada imagem, animações, edição, a forma como os membros da banda aparecem em cena e o que cantam — veio de Huxley, em um processo que permanece intocado por mãos humanas.
Ao criar o vídeo para a banda, Huxley absorveu as letras da música, os vídeos e as fotos, juntamente com informações sobre o grupo e fez uma análise própria do sentimento da música. Essa é a primeira colaboração do tipo na história. Huxley é uma criação do Nested Minds Solutions com base no trabalho inovador do neurocientista Karl Friston.
Esse olhar pro futuro está presente em cada passo deste novo álbum, que será lançado no dia 22 de outubro com o preciso nome de “Future Past”. O primeiro single tem produção de Erol Alkan, conhecido por seu trabalho na cena britânica do disco punk e por colaborações aclamadas com o The Killers e o Ride e tem participação especial de Graham Coxon (Blur) nas guitarras.
Assista ao tecnológico vídeo de “Invisible”, com a banda Duran Duran: