Edu Ribeiro foi um dos nomes do pop que mais tocaram nas rádios na primeira década dos anos 2000. Sua canção “Me Namora”, um reggae com elementos do pop, chegou a ficar nove meses no topo das paradas de rádios em 2006. ‘”Me Namora” abriu as portas de São Paulo para o reggae. Nenhuma rádio tocava esse tipo de música. Conseguimos entrar devagarinho e em pouco tempo a playlist de todas as FMs da capital incluíam minha música”, lembra Edu, que na sequência viu a faixa virar hit nacional. Por conta do sucesso, Edu viajou todo o país com um megashow e virou figurinha carimbada em programas de TV (de Fausto Silva a Gugu Liberato, de Raul Gil a Luciano Huck).
O artista, entretanto, considera outro sucesso, “De Mais Ninguém”, sua principal gravação. “Quando começou a baixar a poeira de ‘Me Namora’, fiquei com receio, me indagando: preciso emplacar outra canção, não quero ser conhecido como cantor de um só hit. Lancei ‘De Mais Ninguém’ e a receptividade foi enorme, inclusive junto a fãs de outros gêneros musicais”, lembra ele – que soma 27 anos de carreira e tem cinco álbuns lançados, além de parcerias com vários nomes da música nacional (compôs com Chorão o hit “Pontes Indestrutíveis”, lançado pelo Charlie Brown Jr.).
No momento, Edu Ribeiro mantém-se na estrada, em especial nas regiões Sul e Sudeste, levando seus principais sucessos e homenageando artistas urbanos conhecidos em um show que, segundo ele, agrada públicos de todas as idades. Nas apresentações, aproveita para promover seu último lançamento musical, “Casa de Praia”, produzido e arranjado por ele. Ao todo são 10 faixas, sendo oito autorais, além das versões para os clássicos “Lilás” (de Djavan) e “Pingos de Amor” (Paulo Diniz). Entre as autoriais, o artista destaca “Da Vida” (misto de reggae e rock), “Dias de Verão” (reggae praiano) e as românticas “Vem Para os Meus Braços” e “Quando a Gente se Encontrar”.
Confira alguns sucessos de Edu Ribeiro: