A conexão do fado com a música brasileira ganha novo capítulo na trajetória da cantora portuguesa Carminho. Festejada e com o trabalho reconhecido em vários países do mundo, a artista acaba de lançar o EP “Carminho at Electrical Audio”, com quatro faixas. O destaque do EP é um dueto com Caetano Veloso em “Os Argonautas”, música lançada originalmente pelo compositor baiano no álbum de 1969, que leva seu nome.
“Navegar é preciso / viver não é preciso”, diz o refrão da letra, que faz referência a um poema de Fernando Pessoa. A frase original, em latim, é do general Pompeu (106 – 48 a.C.) e foi dirigida aos tripulantes da embarcação que estavam a caminho de abafar a revolta de Spartacus durante a Roma Antiga. Com o tempo, virou lema entre os navegantes. Nas vozes de Caetano e Carminho, “Os Argonautas” reforça o dilema entre a necessidade de navegar e a imprecisão da vida, com suas metáforas e simbolismos.
A fadista relembra a amizade com Caetano e a inclusão da música no EP. Os dois já tinham gravado “Você-Você”, do compositor baiano, a partir de uma discussão sobre a Língua Portuguesa e os diferentes usos das palavras nos países lusófonos. Em 2023, quando foi a Lisboa com a turnê do álbum “Meu Coco”, Caetano convidou Carminho para subir ao palco do Coliseu dos Recreios. A pedido dela, cantaram juntos “Os Argonautas”.
“Essa música é cativante não só pela beleza da letra e da melodia, mas pela relação com os versos de Fernando Pessoa. O tom nostálgico, que evoca Portugal de outros tempos, me fascinou. Caetano sugeriu que eu gravasse essa canção e foi o que fiz, com guitarra portuguesa. Ele colocou voz mais tarde, selando esse EP com seu talento, sua voz e sua generosidade”, relata a fadista. Ao receber a gravação, Caetano foi só elogios: “Fico honrado de ter essa canção minha interpretada de maneira tão bela, que me emociona fundo. Orgulho-me de cantar ao lado dela como quem assina a autoria”.
Produzido por ela ao lado de Steve Albini, o EP traz ainda três canções da própria Carminho: “Deixei a Casa”, “Não Olhes nos Meus Olhos” e “Gota de Água” (esta última em parceria com António Gedeão). Vale destacar que a artista portuguesa tem uma relação de longa data com o Brasil, para onde viajou pela primeira vez em 2003, aos 19 anos. Em quase duas décadas de carreira, já gravou ao lado de nomes como Chico Buarque, Marisa Monte e Milton Nascimento. Em 2016, a fadista recebeu um convite da família Jobim para gravar “Carminho canta Tom Jobim”, com a banda que acompanhou o maestro nos seus últimos 10 anos de vida. Já o álbum “Portuguesa”, de 2023, incluiu parceria dela com Marcelo Camelo em “Levo o Meu Barco no Mar”. Agora, o dueto com Caetano em “Os Argonautas” consolida esse vínculo com a música brasileira.
Assista ao vídeo de “Os Argonautas”, com Carminho e Caetano Veloso: