Destaque

Ferrugem lança álbum em homenagem ao “Príncipe” Reinaldo

“Legado do Príncipe – Ferrugem Canta Reinaldo” (capa acima) é o título do novo álbum do jovem sambista carioca em homenagem ao pagodeiro Reinaldo, um dos precursores na inserção de elementos do pop no samba/pagode. Conhecido como o Príncipe do Pagode, ele reinou sobretudo nos anos 1990, e é referência para vários artistas da geração atual, entre os quais Ferrugem.

Gravado em São Paulo, no mesmo ano em que o cantor comemora uma década de carreira, o disco conta com regravações de músicas do Príncipe.
“Reinaldo foi o cara que fez o Brasil me conhecer. Há 10 anos fui convidado por ele para participar do seu show de gravação de DVD cantando a música ‘Infância’, que foi o single promocional do disco. Com essa faixa, eu me escutei na rádio pela primeira vez… E daí vem essa celebração de uma década de carreira que temos feito em 2024”, compartilha o artista.

Para tornar o projeto ainda mais memorável, o disco foi gravado no bar Templo, onde o Príncipe realizava suas tradicionais rodas de samba. Localizado na zona oeste de São Paulo, o espaço recebeu o cantor em julho em um show intimista para a produção do álbum. Conhecido como um dos embaixadores do samba carioca nas rodas de São Paulo, o músico marcou a vida de muitos pagodeiros com seus clássicos como “Agora Viu Que Me Perdeu e Chora”, “Brilho no Olhar” “Problema Emocional” e “Pra Ser Minha Musa”, músicas contempladas no “Legado do Príncipe”.
 
“Reinaldo é uma das maiores heranças que o pagode tem. Não é por acaso que ganhou o reconhecimento como o Príncipe do Pagode. Essa homenagem foi a forma que eu encontrei de expressar minha admiração, agradecer a todas as oportunidades que ele me abriu e reviver com o público grandes clássicos de sua carreira. Para que a memória do Tio Reinaldo (que nos deixou em 2019) seja eterna”, comenta Ferrugem.

O novo disco celebra a herança que o compositor e intérprete deixou para o pagode, perpetuando sua influência e relevância no gênero. O setlist do álbum é composto por clássicos da história do sambista, contemplando 16 músicas ao todo. Para dar um toque ainda mais especial, Ferrugem escolheu regravar a música “Infância”, a mesma que ele registrou em 2013 ao lado de Reinaldo. A faixa, que conta momentos de nostalgia e apego aos tempos de criança, foi responsável por impulsionar a carreira do jovem pagodeiro.
 
“O divisor de águas da minha vida se chama Reinaldo. Há 11 anos ele me encontrou tocando em uma bar na Lapa, em um antigo grupo que eu fazia parte, e me chamou para cantar no pagode dele. Esse convite logo se estendeu e, no palco mesmo, Tio Reinaldo me convidou pra cantar no álbum dele. A música, que era faixa foco do álbum, explodiu e me colocou nas rádios pela primeira vez”, compartilha o artista.

Entre os destaques do repertório do álbum estão “Agora Viu Que Me Perdeu e Chora”, “Pra Ser Minha Musa”, Vem Pra Ser Meu Refrão” , “Saudade Inocente”, “Brilho no Olhar” e “Problema Emocional”. “Essas são as músicas que todo pagodeiro sabe cantar, aquelas que tocam no coração de verdade (risos). Clássicos do Tio Reinaldo que marcaram gerações e continuam emocionando quem ama o pagode”, compartilha o cantor.

Ouça o álbum “Legado do Príncipe – Ferrugem Canta Reinaldo”:


Topo