O colombiano J Balvin tem sido decisivo na popularização do reggaeton, gênero que mistura o tradicional reggae jamaicano com hip hop, nos Estados Unidos e nos países latinos. Entre eles, o Brasil. Por aqui, J Balvin ficou conhecido após estourar ao lado da funkeira Anitta com a música “Guiza”. A faixa atingiu o Top 50 no Spotify. Além dele, outro representante do ritmo é Daddy Yankee que, inclusive, participou da última produção de Balvin, o álbum “Energía”. Daddy, que também já esteve ao lado de Claudia Leitte em “Corazón”, canta na faixa “Pierde Los Modales”.
“Energía” foi lançado em junho deste ano. Na ocasião, o disco alcançou rapidamente o Top 10 do iTunes nos Estados Unidos. Com 15 músicas, o álbum contou participações do cantor e compositor norte-americano Pharrel Williams, Sky e Yandel. Devido ao grande sucesso do disco, o colombiano produziu uma versão especial para o Brasil. Trata-se de “Energía – Brazil Edition”, edição que incluiu o remix de “Ginza”, com Anitta, e o single “Tranquila”, com o rapper brasileiro Projota.
Os números de J Balvin mostram a força já alcançada pelo reggaeton: vídeo da música “Bobo” foi o terceiro clipe mais assistido no YouTube na semana de seu lançamento, além de alcançar o primeiro lugar no ranking musical em 15 países. No período de pré-venda, “Energía” foi o álbum mais vendido da Universal Music no mundo, contabilizando quase 500 mil cópias. O CD também estreou em sétimo lugar no chart do iTunes dos Estados Unidos, o que se tornou um grande marco por não se tratar de uma música de língua inglesa.
Após o sucesso de “Bobo”, Balvin vem trabalhando a música “Safari”, que conta com a parceria de Pharrell Willians e está estourada nas Américas. Mesmo ainda sem um clipe oficial, a música – somente o áudio – já passa de 8 milhões de visualizações.
Com pouco mais de dois anos desde a explosão de “6 AM”, J.Balvin alcançou o 2º lugar do Billboard Latino, já foi indicado cinco vezes ao Grammy Latino (levando o prêmio na categoria “Melhor Música Urbana”, em 2015), teve três indicações ao MTV EMAs (ganhando na categoria de “Melhor Apresentação da America Latina”, também em 2015) e gravou ou se apresentou com nomes como Robin Thicke, Maroon 5 e Justin Bieber, entre outros.