Destaque

Fundação Latin GRAMMY anuncia subvenções a pesquisas

fundação latin grammy1

A Fundação Cultural Latin GRAMMY anunciou hoje, 23 de janeiro, os ganhadores do seu programa de Subvenções para Pesquisa e Preservação. Este programa fornece subvenções para instituições de música, organizações sem fins lucrativos, musicólogos e pesquisadores de todo o mundo que estão aprimorando e preservando o patrimônio da música latina. Ao todo, neste ano, serão entregues 20 mil dólares. As quatro subvenções, com um valor máximo de cinco mil dólares cada, apoiam diversas iniciativas. Por exemplo, as Subvenções para Preservação financiam o arquivamento e a preservação da música latina e de seus costumes únicos, enquanto as Subvenções para Pesquisa apoiam projetos que enfatizam a pesquisa histórica e antropológica, além de documentar as tradições e o folclore latino.

“Este programa continua a crescer e estamos muito orgulhosos por prestar assistência a um grupo muito diversificado de beneficiários em toda a América Latina”, diz Manolo Díaz, vice-presidente sênior da Fundação Cultural Latin GRAMMY. “Este ano, a diversidade dos projetos é muito interessante, e tenho certeza de que eles contribuirão para aumentar o patrimônio cultural internacional da música latina”.

As Subvenções de Preservação foram concedidas a Javier Pérez Sandoval, da Universidad del Bosque, em Bogotá, Colômbia, para o projeto “Pasantías de la maestría en músicas colombianas; un recorrido por la diversidad del caribe colombiano”, cujo objetivo é publicar e distribuir aproximadamente 100 horas de vídeo de trabalho de campo não publicadas, de 2018 e 2019, em seis locações da costa caribenha da Colômbia. Estes vídeos refletem os aspectos únicos de uma variedade de práticas musicais na tradição oral, incluindo bullerengue, cumbia, gaita negra, complexo de tambora, a tradição da flauta de millo e música de banda no formato tradicional pelayero. A catalogação, publicação e distribuição do material auxiliarão na gestão do patrimônio bibliográfico e documental referente às formas musicais colombianas.

Também receberá a subvenção o uruguaio Oluwafemi Agbayewa, pelo projeto “Hugo ‘Cheché’ Santos: La última llamada”, que consiste numa série de podcasts baseados na vida e na carreira musical do astro do candombe Hugo “Cheché” Santos. A série refletirá os desafios, dificuldades e sucessos de sua carreira profissional e contribuirá para a preservação da cultura afro-uruguaia, bem como para pesquisas.

No caso das Subvenções de Pesquisa, foram concedidas a Dr. Katrin Lengwinat, de Caracas, Venezuela, para o projeto “Aporte a la recuperación de la diversidad del joropo llanero”, que criará e disponibilizará na internet vídeos educativos com música instrumental e textos sobre aspectos históricos. O acesso aos resultados da pesquisa e às performances será totalmente público e gratuito, para garantir a maior distribuição possível nos níveis nacional e internacional. Além disso, essa pluralidade será propagada por meio de oficinas musicais em Caracas que buscarão incentivar a ampliação do repertório através da difusão de seis “golpes raros”.

O mexicano Néstor Lencenella também foi contemplado, por seu projeto “Abuelas CDMX” – trabalho de pesquisa, resgate, reserva e disseminação de músicas em línguas indígenas (Nahuatl, Mixtec, Otomi, Mazatec, Zapotec e Mazahua) da cidade do México. Ele se concentrará nas gravações de áudio e vídeo de canções tradicionais de mulheres idosas em diversos lugares da capital mexicana. Posteriormente, uma série de obras audiovisuais será produzida com versões tradicionais das músicas, bem como versões modernizadas com novas tecnologias.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo