Destaque

Funkeiro MC Hariel promove álbum “1Beat, 1Letra”

hariel 17 dez

Em dez anos de carreira, o paulistano MC Hariel sempre escreveu sobre sua realidade, se tornando um dos maiores cronistas da periferia de São Paulo. A trajetória do menino nascido na zona norte da cidade, que perdeu o pai aos 12 anos e encontrou no funk uma esperança se confunde com a vida de muitos jovens, é marcada por inúmeros hits e por uma legião de fãs — só no Spotify, são 7,9 milhões de ouvintes mensais.

A fim de homenagear o gênero que guiou seus sonhos e mostrar o poder transformador da música na favela, Hariel está lançando o álbum “1Beat, 1Letra”, composto por 16 músicas, algumas com convidados. Enquanto ele praticamente narra sua história pessoal no DVD “Mundão Girou”, lançado no início deste ano, no encerramento de 2022 ele apresenta um projeto concebido sob a perspectiva  de um conselheiro e de um batalhador que chegou onde sempre sonhou, mas reforça as dificuldades da caminhada. Como canta em “Decepção”, a faixa que abre o disco — “falo do sonho, mas acordo e me disponho, porque nada acontece só com imaginação”.

O álbum segue com a vertente do funk consciente, criticando os políticos e o mal religioso em “Congresso Central”; comparando as mães solo aos MCs, que “levam a vida e seus problemas no improviso”, na faixa “Mãe”; e cantando a superação da região de onde veio, na marcante “Estouro do Norte”. A força das palavras de MC Hariel continua nas demais músicas do álbum, mas com outro objetivo. “Jaguarzão” e “Velar”, por exemplo, seguem a linha ostentação, cantando a vitória dos seus apesar das dificuldades. Já “Vai Embora Não” e “Favela Week”, um funk com batidas de reggae, são canções envolventes e de temática mais amorosas. “Luz Apagada” mostra uma letra mais explícita e picante. Desta forma, com temas variados e misturas sonoras, segue todo o setlist do álbum.

“A versatilidade do flow de Hariel em todo o projeto ‘1Beat, 1Letra’ mostra a potência do que se tornou o movimento funk nas periferias de São Paulo e de todo o Brasil. E, por causa disso, o artista sabe a importância dos seus versos — tanto para as milhares de pessoas que acompanham seu trabalho, quanto para seu filho Jorge, que acaba de nascer e que, graças ao funk, poderá ter uma infância totalmente diferente do que a que o pai teve”, reforça o texto do press release do projeto, lançado pela Warner Music.

Ouça o álbum “1Beat, 1Letra”, novo projeto de MC Hariel:

 

Topo