Destaque

Ivan Lins lança álbum inédito, gravado em 2008

Um dos nomes brasileiros mais festejados pela crítica musical ao redor do mundo, o cantor e compositor Ivan Lins está lançando o internacional álbum “Abre Alas”, ao lado da George Robert Jazz Orchestra. A gravação aconteceu há 15 anos na Suíça, base do músico que comanda a orquestra.

“A música de Ivan tem sido parte da minha vida. Seu lirismo, sua noção única de melodia e harmonia têm me inspirado há muitos anos”, escreveu o saxofonista suíço George Robert, para explicar o desejo de gravar este álbum com título em português e dedicado à música de Ivan, com a participação do compositor no piano e vocais (em português!).

“Sou fã da música de Ivan há muito tempo. Suas incríveis composições são tão emocionantes e cheias de cores, que foi uma experiência muito legal orquestrá-las para uma grande formação. Os arranjos praticamente se escreveram sozinhos”, arrematou Bob Mintzer, arranjador e renomado saxofonista americano.

Por uma daquelas coincidências que só acontecem com quem de fato frequenta o circuito musical internacional, quando em 2008 foi convidado por George Robert para escrever os arranjos deste álbum sobre a obra de Ivan Lins, Bob Mintzer descobriu-se no mesmo hotel em Tóquio do compositor brasileiro, que se apresentava no Blue Note local. Aproveitou para assistir a todos os shows, e pegar o jeito de Ivan tocar com os músicos de sua banda. E trocar ideias com o próprio Ivan, de quem já era admirador.

O repertório, acertado entre o artista brasileiro, o arranjador e o regente da orquestra, a partir de mais de 20 composições, foi “testado” antes da gravação em estúdio, em dois concertos na Suíça. “Os arranjos do Bob soaram tão bonitos e poderosos que ficou fácil cantar e tocar meu Rhodes. Grande vibração e excelente atmosfera o tempo todo”, atestou Ivan, ressaltando o caráter desde início internacional do projeto, do encontro com George Robert primeiro em Nova York no final de 2008, e o posterior encontro com Bob Mintzer em Tóquio — ambos viram e “estudaram” sua música direto na fonte, no palco com seus músicos — antes da gravação na Europa.

O repertório final reúne dez faixas icônicas de Ivan, entre elas a canção-título, “Começar de Novo”, “Madalena”, “Velas Içadas”, além de dois inspirados temas instrumentais de Robert na linha latina e romântica também abraçada por Ivan, “Mi corazón” e “Cancion de Amor”.

Ouça o álbum “Abre Alas”. de Ivan Lins:

Topo