A Academia Latina da Gravação, responsável pelo GRAMMY Latino, anunciou ontem na sede da entidade, em Miami, os homenageados com o Prêmio à Excelência Musical 2019. A celebração acontece em 13 de novembro, no Waldorf Astoria, Las Vegas, como parte da comemoração do 20.° aniversário da semana da mais importante premiação da música latino-americana – a cerimônia principal de entrega dos troféus, acompanhada de show e transmissão de TV para diversos países, acontece no dia 14 de novembro, no MGM Grand Arena, também em Las Vegas.
Joan Baez (cantora e compositora de música folk americana que realizou vários trabalhos em espanhol, incluindo gravações dos clássicos “Guantanamera” e “Gracias a la Vida”), a cubana Omara Portuondo (que participa do filme “Buena Vista Social Club” e que no Brasil já gravou com Maria Bethania), o uruguaio Hugo Fattoruso (músico e cantor, que já trabalhou com brasileiros como Chico Buarque, Milton Nascimento e Djavan), a peruana Eva Ayllón, o português José Cid (representante do melhor do pop rock lusitano), a mexicana Lupita D’Alessio, a dupla argentina Pimpinela e o venezuelano José Luis Rodríguez “El Puma” receberão o Prêmio à Excelência Musical neste ano.
Já Mario Kaminsky (argentino, fundador do selo Microfón Argentina, que lançou nomes como Charly García e Luis Alberto Spinetta) receberá o Prêmio da Junta Diretiva. O cantor e compositor dominicano Johnny Ventura, ganhador do Latin GRAMMY, e a jornalista mexicana Paola Rojas, serão os anfitriões do evento.
“É um grande prazer homenagear um grupo de pessoas notáveis com os Prêmios à Excelência Musical e da Junta Diretiva deste ano”, disse Gabriel Abaroa Jr., Presidente/CEO da Academia Latina da Gravação. “Cada uma dessas lendas segue deixando sua marca no mundo da música latina com seu talento e paixão, ajudando a construir nossa música há décadas. Estamos ansiosos para destacar suas conquistas durante a já histórica 20.ª semana de aniversário do Latin GRAMMY.”
O Prêmio à Excelência Musical é concedido a artistas que contribuíram com sua arte para a música latina. O Prêmio da Junta Diretiva é conferido a indivíduos que contribuíram de maneira significativa no mercado da música. O Conselho de Diretores da Academia Latina da Gravação é o responsável pelas indicações às duas premiações.