A série de lives Janela UBC foi criada no início do período de quarentena como maneira de aproximar público e artistas, trazendo conversas sobre temas das mais diversas questões pertinentes ao meio musical. A União Brasileira de Compositores convida nesta semana, como é costume, importantes profissionais da indústria para participar das interações, que acontecem sempre às 16 horas, no link http://www.instagram.com/ubcmusica/ .
As entrevistas prosseguem em um novo quadro, no qual a UBC dará mais atenção para seus executivos internos. Hoje, Vanessa Schütt, gerente de comunicação da organização, conversará com Peter Strauss, gerente de relações internacionais, distribuição e licenciamento da companhia, com foco nos relacionamentos com sociedades de gestão coletiva. Os dois falarão sobre a importância destes processos para a indústria musical, focando no contexto atual e também sobre a participação do executivo nos grupos técnicos do CISAC, organização global que reúne as sociedades autorais e define standards e formatos de intercâmbio de dados. A experiência de Peter no mercado da música se iniciou em 2001, quando ele trabalhou por oito anos na EMI Music Publishing antes de se estabelecer no board da UBC, em 2009.
Já na quarta-feira, será a vez dos cantores e compositores Manno Goés e Rodrigo Borges conversarem. Rodrigo é um músico com 25 anos de carreira que já participou de diversos festivais pelo país, além de ter gravado com importantes nomes da MPB como Lenine, Mart’nália, Otto, Toninho Horta e Fernando Brant. Sobrinho de Lô Borges, cresceu rodeado por música e já foi chamado de “um dos filhotes do Clube da Esquina”. Atualmente pesquisa performance Musical em seu doutorado na UFMG.
Na quinta-feira, às 16 horas, a cantora Paula Lima entrevistará o empresário e produtor musical João Marcello Bôscoli, filho da cantora Elis Regina e do compositor Ronaldo Bôscoli. Em seu currículo traz trabalhos com artistas consolidados como Milton Nascimento, Paulinho da Viola e Jorge Ben Jor, além de ter ajudado a lançar Simoninha, Max de Castro e seu meio-irmão, Pedro Mariano. Em 1997 fundou a gravadora Trama e desde 2019 atua como jurado no programa The Four Brasil, da Record TV.
Encerrando as entrevistas desta semana, o produtor Geraldo Vianna conversará com o músico Mú Carvalho, fundador do grupo A Cor do Som. Além de compositor, Mú é pianista, arranjador e produtor e começou sua carreira aos 16 anos no Rio de Janeiro, quando participou do grupo Semente. Em 1974, passou a integrar A Banda do Zé Pretinho, de Jorge Ben Jor, e desde então tem tocado e produzido grandes nomes da música brasileira, de Gilberto Gil a Zeca Pagodinho. Em 1994 tornou-se compositor e produtor musical da TV Globo, onde fez trilhas sonoras de novelas de sucesso como “Chocolate com Pimenta”, “Caras & Bocas” e “Alma Gêmea”.
Criado com o intuito de auxiliar financeiramente profissionais da música que tiveram suas fontes de renda afetadas pela pandemia do novo coronavírus, o fundo Juntos Pela Música foi uma iniciativa da UBC que arrecadou mais de R﹩ 1,7 milhão através de crowdfunding. A cifra tem sido capaz de ajudar aproximadamente 1.057 famílias durante quatro meses e foi a soma de seis meses de campanha feita pela plataforma brasileira Benfeitoria. O projeto também contou com auxílio do Spotify através de seu programa global de suporte, intitulado Covid-19 Music Relief, que dobrou as doações recebidas pela UBC até agosto em sistema de matchfunding. Aqueles que tiverem interesse em continuar apoiando a iniciativa podem doar diretamente para a organização por meio de depósito.