Destaque

Livro “101 Canções…”, de Nelson Motta, vira série de TV

livro motta

O aclamado livro “101 Canções Que Tocaram o Brasil” (capa acima), do compositor, produtor musical e jornalista Nelson Motta virou série de TV. Apresentada pelo próprio, a série “101 Canções que Tocaram o Brasil” estreia no dia 24 (23h30) deste mês no canal Curta!. Ao todo, são 13 episódios, que passeiam pela música popular brasileira destacando composições que são, na visão do autor, “a trilha sonora de nossa história, da história do Brasil”.

O ponto de partida são as marchinhas carnavalescas de Chiquinha Gonzaga, seguidas de outros gêneros musicais, além de canções de nomes que até hoje embalam velhas e novas gerações. Como no livro, a seleção inclui o primeiro samba oficial (“Pelo Telefone”, de Donga e Mauro Almeida, de 1916), clássicos da Bossa Nova como “Garota de Ipanema” e “Chega de Saudade”, sucessos do Rei Roberto Carlos (“Emoções”, “Detalhes”), de Caetano Veloso (“Sampa”),  Zeca Pagodinho (“Deixa a Vida Me Levar”), Milton Nascimento (“Coração de Estudante”), Jorge Benjor (“País Tropical”), entre outros.

Constam da lista também o “hino” nordestino “Asa Branca” (gravado originalmente por Luiz Gonzaga), “Trem das Onze” (samba paulistano do grupo Demônios da Garoa), “Aquarela do Brasil” (Ary Barroso) e até o rock “Inútil” (Ultraje a Rigor), pela mensagem ao mesmo tempo séria e bem humorada criticando normas e costumes no período final da ditadura militar.

O próprio jornalista adaptou sua obra literária para a tela, num roteiro escrito em parceria com Pedro Motta Gueiros e dirigido por Roberto de Oliveira (“Série Documento”). A série é uma produção original da Rinoceronte Entretenimento para o Curta!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo