Destaque

Marcia Castro lança álbum inspirado no axé anos 90

marcia castro

“Axé” é o título do quinto álbum da cantora e compositora baiana Marcia Castro. Em dez faixas inéditas, estão de volta o espírito, a poética e a musicalidade essenciais do movimento axé music, que tanto sucesso fez sobretudo nos anos 1990. O álbum conta com convidados de peso: Daniela Mercury, Ivete Sangalo e Margareth Menezes — que reafirmam a importância feminina para que o axé atingisse repercussão de escala nacional e internacional — e Hiran, que divide os vocais com Marcia na faixa “Coladinha em Mim”.

“Axé” tem produção musical de Letieres Leite e Lucas Santtana, dois grandes produtores baianos de gerações e escolas diferentes. A direção artística é de Marcus Preto. “Quando Marcia Castro me telefonou dizendo que queria fazer um disco comigo, lembrei imediatamente da noite em que voltava para casa a pé, meses antes, com uma garrafa de vinho na cabeça e ‘O Canto da Cidade’ no fone de ouvido”, afirma Preto. “Ouvindo aquilo outra vez, tive vontade imediata de criar um repertório novo e inédito no ambiente original do axé music, que pudesse soar contemporâneo, mas não perdesse nada da potência musical e poética que o gênero alcançou nos anos 1990. Fiz a sugestão à Marcia, que respondeu: ‘Esse é um caminho para onde eu já estava indo naturalmente, vai fazer todo o sentido!”

“Axé” está sendo lançado tanto nas plataformas quanto, até o carnaval do ano que vem, no formato LP. De acordo com Preto, entre os destaques do repertório no “Lado A” estão “Que Povo É Esse”, frevo acelerado que remete ao trabalho do Chiclete com Banana; “Bolero Lero” (escrita por Seco e Russo Passapusso), “Holograma”, samba-reggae de Tiago Simões que ganhou um belo arranjo de sopros de Letieres Leite e traz a participação de Ivete Sangalo e “Ajuremar-se”, Emicida.

Daniela Mercury chega para o dueto que abre o lado B. Composição de Carlinhos Brown e André Lima, “As Paulinas dos Jardins” segue o diálogo entre São Paulo e Salvador que tanto Daniela quanto Marcia Castro fizeram e seguem fazendo – e do qual o axé music também se beneficiou.  Outro destaque é “Macapá” especialmente composta por Nando Reis para ser a balada do álbum, cumprindo a missão que, nos discos clássicos de axé, era sempre dada a nomes ligados ao pop-rock, sobretudo Herbert Vianna. Por sua vez, Margareth Menezes divide com Marcia os vocais de “Arco-Íris do Amor”.

Ouça “Axé”, novo álbum de Marcia castro, clicando aqui

 

 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo