Destaque

Milton Nascimento será homenageado pela UBC

milton 22

A União Brasileira de Compositores (UBC) escolheu Milton Nascimento como grande homenageado do ano de 2019, no evento que realiza anualmente desde 2017, sempre no mês de outubro. O Prêmio UBC, concedido a um grande nome da música nacional com renomada carreira como criador, foi entregue em 2017 a Gilberto Gil e no ano passado a Erasmo Carlos – sempre em cerimônias em que artistas convidados interpretam obras clássicas do homenageado. A edição 2019 acontece no próximo dia 15 de outubro, na Casa UBC, no centro histórico do Rio de Janeiro, para cerca de 200 convidados.

Para Milton Nascimento, a homenagem deve transcender a manifestação, por parte da associação de autores, de reconhecimento de sua contribuição à indústria musical e à cultura nacional. Será um presente de aniversário, já que o cantor  completará 77 anos no dia 26 de outubro. Criador de um estilo inimitável de cantar, de falar de dores e prazeres da alma humana com ternura e classe, Bituca, como é conhecido no meio, está há 52 anos no mercado, sempre sendo sinônimo de sucesso de público e de crítica.

 

Compositor de mais de 400 canções registradas na UBC, criações solitárias ou em parcerias inesquecíveis com nomes como  Fernando Brant, Lô Borges, Alaíde Costa, Olívia Hime, Chico Buarque, Wagner Tiso, Maria Rita, Caetano Veloso, Ana Cristina, Marcos Valle e outros, Milton tem dezenas de clássicos. Alguns de seus sucessos, como “Maria, Maria” e “Travessia” (sua música mais conhecida, feita com Brant), contam com 156 e 122 gravações diferentes, respectivamente. Astros internacionais como Paul Simon, Herbie Hancock ou Quincy Jones já gravaram ou cantaram com Milton. Além disso, músicas dele já foram sincronizadas em muitas dezenas de produtos audiovisuais: só entre novelas, séries e outros programas de TV foram quase 90, de acordo com um relatório da UBC.

O artista fala da escolha do seu nome para receber o Prêmio UBC – associação à qual está filiado há 27 anos. “Eu tenho uma felicidade enorme em fazer parte da UBC, tem muita história envolvida ali, né? Das coisas mais recentes, aquela que mais me emociona é a presença do Fernando Brant (que presidiu por anos a UBC, até falecer em 2015). Muito do que sabemos hoje sobre nossos direitos nós aprendemos através do trabalho dele. E eu não posso falar sobre a minha relação com a UBC sem antes citar o nome do meu parceiro Fernando Brant. Fica aqui a minha homenagem pela sua atuação, pelo seu esforço e pela sua coragem”, afirma Bituca.

No ano passado, além do criador homenageado com o Prêmio UBC (no caso, Erasmo Carlos), a associação criou o Troféu Fernando Brant, como forma de reconhecimento dos profissionais que trabalham pela defesa e ampliação da proteção dos direitos autorais. O primeiro escolhido e laureado foi o advogado João Carlos Miller, que trabalhou durante décadas nesta área do Direito. Assim como ocorreu em 2018, um novo profissional, cujo nome ainda é mantido em segredo, será homenageado na edição deste ano da premiação da UBC.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo