Há alguns dias, a MK Music, principal gravadora gospel do Brasil, comemorou mais um feito vitorioso na história de 34 anos da empresa pertencente ao Grupo MK. O canal da gravadora no YouTube superou a marca de dez milhões de inscritos, um recorde em se tratando de canais vinculados a marcas fonográficas no Brasil e no mundo, incluindo as majors e selos que atuam no chamado mercado secular.
“Entre gravadoras do segmento evangélico, podemos dizer que somos o maior do mundo. Não há nenhum outro canal direcionado exclusivamente para a música gospel que chegue aos nossos números. O crescimento foi exponencial e constante, mas a partir de 2017 nossa curva aumentou muito e mantivemos essa tendência desde então”, festeja a diretora artística e fundadora da empresa, Marina de Oliveira.
Na entrevista a seguir, a executiva fala da importância da plataforma de vídeos para o sucesso do cast da gravadora, credita aos artistas e às suas composições e gravações o êxito pela expressiva marca e revela que nos últimos meses houve também um aumento considerável quantidade de plays nos serviços de streaming de áudio, em especial Spotify e Deezer. Confira:
PORTAL SUCESSO – Fale da satisfação da MK em ter alcançado 10 milhões de inscritos no canal da empresa no YouTube?
Marina de Oliveira: Foi uma grande realização para todos nós, tanto quanto empresa e gravadora como para nossos artistas e colaboradores. Lembro que quando alcançamos um milhão de inscritos, pensamos que demoraria muito para chegarmos aos 10 milhões, e, no entanto, aqui estamos festejando esse marco com muita alegria. Resultado de dez anos de muito trabalho, dedicação e, claro, conteúdo de qualidade dentro da plataforma.
Em se tratando de gravadoras, a MK é a que tem mais inscritos na plataforma aqui no Brasil. Como foi o crescimento? Foi gradativo ou nos últimos meses cresceu mais?
De gravadoras do segmento evangélico, sim, podemos dizer que somos o maior do Brasil e do mundo. Não há nenhum outro canal direcionado exclusivamente para a música gospel que chegue aos nossos números. O crescimento foi exponencial e constante, mas a partir de 2017 nossa curva aumentou muito e mantivemos essa tendência desde então.
A que você atribui este êxito? Ao cast forte, ao trabalho de divulgação dentro e fora do ambiente online? A uma somatória de tudo isso?
Todos esses fatores são importantes, mas sem dúvida o conteúdo é nosso diferencial. E nosso público sabe disso. Ao longo de 30 anos de empresa construímos uma identidade forte e lançamos milhares de canções que seguem tocando os corações de nosso público.
Sabemos que a MK é a gravadora gospel que mais prêmios acumula, sobretudo troféus GRAMMY Latino. Sabe dizer se estas premiações resultam em mais inscritos no canal do YouTube e cliques de pessoas de outros países nos vídeos dos artistas da MK?
Muito difícil ter ideia dessa conversão, mas sem dúvida as premiações nos ajudam a crescer como marca e gravadora e levam nosso nome adiante. O que sabemos com certeza é que nosso conteúdo é muito mais relevante no Brasil, principalmente em função da língua portuguesa, que se torna um obstáculo quando pensamos globalmente.
No caso do YouTube, como estão os números da gravadora em termos de views?
Temos uma média de 130 milhões de visualizações no YouTube por mês, a cada semana são mais de 30 milhões, o que equivale a algo próximo de 2,5 milhões de horas assistidas. Temos diversos vídeos no canal que batem constantemente mais de 200 mil visualizações em 48 horas. Entre os maiores sucessos do canal estão “Jó”, “Prioridade”, “Volte a Sonhar”, “Deus é Deus”, “Não Pare” e “Cicatrizes”, entre muitos outros. Claro que alguns vídeos se destacaram muito em relação aos outros, alguns até por conta do tempo de lançamento, mas grandes sucessos nascem a todo momento. Há diversos vídeos recentes no nosso canal que somam mais de 15 mil visualizações por hora. Nossos números só são impressionantes por causa de todo o conjunto e pluralidade do nosso catálogo e da trajetória que vivemos até aqui — não apenas com três ou dez grandes sucessos, mas milhares deles.
A propósito, acha que este período de quarentena está contribuindo para o crescimento da gravadora nos serviços de streaming?
Sim, em março tivemos um pico de crescimento de cerca de 10% nas principais plataformas, e desses 10%, cerca de 70% se mantiveram. Por mês, temos cerca de 40 milhões de plays no Spotify e 12 milhões na Deezer, e o YouTube Music vem crescendo bastante também, mas ainda não chegou perto desses números das plataformas que chegaram antes ao Brasil.
O segmento religioso, em geral, relutou em ingressar no ambiente online, pelo fato de os artistas durante décadas comercializarem seus produtos físicos em shows e cultos. Você acredita que os números da MK mostram que o gospel, definitivamente, encampou as mídias e o consumo digitais? A propósito, ainda há produtos lançados no formato físico?
Não diria que o segmento da música gospel relutou em ingressar no ambiente online, pelo menos para nós como gravadora. Apostamos nas plataformas digitais tão logo elas chegaram no Brasil — só de YouTube, temos 10 anos de história. Sem dúvida houve uma queda muito brusca na comercialização de produtos físicos, e sentimos o baque, ainda que tivéssemos nos antecipado a essa nova realidade. No entanto, hoje podemos dizer que a balança se equilibrou, e sem dúvida o público migrou para as plataformas digitais, para escutar música e se entreter de modo geral. Hoje produzimos no formato físico apenas alguns produtos específicos, a pedido dos cantores.
Agora que alcançou dez milhões de inscritos no YouTube, quais as próximas metas da MK com relação a esta plataforma?
Chegar em 50 milhões? Quem sabe… (risos). Me lembro da emoção que todo o time sentiu quando recebemos nossa primeira placa de 100 mil inscritos, e anos depois a de um milhão –tanto para o Canal da MK Music quanto para o da MK News, nosso canal de conteúdo não musical relacionado à gravadora e ao nosso cast. Assim como naquele dia 10 milhões parecia muito distante, chegamos lá em menos de quatro anos por seguir no caminho certo, produzindo regularmente conteúdo de excelência. Da mesma forma esperamos manter nosso crescimento dentro da plataforma e conquistar muitas outras marcas importantes.
Assista ao clipe de “Jó” (Midian Lima), um dos vídeos com mais plays no canal da MK Music: