Chegou no final de dezembro nas plataformas digitais “O Clube dos Jovens de Ontem”, novo trabalho do cantor e compositor Wado, conhecido por misturar em sua discografia elementos do rock, samba e MPB. O álbum reúne oito canções, sendo seis parcerias de Wado, uma composição solo, a regravação de um hit da banda Naurêa e duas colaborações — os feats com Saulo Schwartzmann e May Honorato. O lançamento é do selo Saravá Discos, do amigo Zeca Baleiro, com distribuição da ONErpm.
“Quando vi Wado surgindo na cena musical, em 2001, com o seu já emblemático ‘Manifesto da Arte Periférica’, simpatizei de cara com o cara — seu universo estético particular, com melodias líricas e às vezes tomadas de certa estranheza, sua poesia crua e visceral, e seu despudor de passear por muitos mundos musicais, do axé ao samba, do rock à bossa. O acaso fez o favor de nos juntar em alguma encruzilhada da estrada, que eu já não lembro mais onde era, ou onde começava. Certo é que logo viramos ‘amigos de infância’”, relembra Baleiro sobre a conexão com o catarinense de 46 anos, radicado desde os oito em Alagoas.
“O Clube dos Jovens de Ontem” tem como faixa promocional a bela “Dente D’ouro”, rara parceria de Marcelo Camelo, com Wado e Momo. “Lançada por Beatriz Pessoa em Portugal, essa é a primeira gravação deste xote no Brasil. Remete a composições de Flávio José e Alcimar Monteiro, com paisagens bastante nordestinas nas imagens da letra”, conta Wado. O lyric video de “Dente D’ouro” também já está rodando no canal do artista catarinense no YouTube. Ao todo são oito canções, com destaque para a citada faixa com Camelo e Momo, ‘Terminal Marajoara’ (parceria de Wado com Carol Tomasi e Saulo Schwartzmann), a dançante “Álcool ou Acetona”’ (regravação de uma música da Naurêa, banda de Aracaju) e ‘Trovejar’, parceria com Thiago Silva.
“Este álbum revela um Wado cada vez mais maduro como compositor e intérprete, dono de uma voz artística cada vez mais própria, e nem por isso indisposta ao diálogo com o que chamamos utópica e romanticamente de ‘popular’. Posso afirmar, sem medo de errar, que Wado é um dos maiores, se não o maior compositor popular brasileiro de sua geração. Um jovem de ontem, que será (ainda) jovem amanhã, dado o frescor de suas canções”, comenta Zeca Baleiro.
Assista ao lyric vídeo de “Dente D’ouro”, com Wado: