O Revelando SP, considerado o principal festival de valorização da cultura tradicional paulista, retorna à capital entre os dias 12 e 15 de setembro, no Parque da Água Branca, zona oeste da capital paulista. O destaque no encerramento (dia 15, às 18 horas) será a apresentação especial do grupo Os Originais do Samba, responsável por sucessos como “Do Lado Direito da Rua Direita”, “Cadê Teresa” e “Tragédia no Fundo do Mar”.
Celebrando 60 anos de carreira em 2024, Os Originais do Samba — grupo que teve, em sua primeira formação, o cantor e humorista Mussum — trazem uma roupagem moderna sem perder a essência do samba tradicional. O grupo apresentará antigos sucessos, novas músicas e contará com participações especiais de Benito Di Paula e Reinaldo (o Príncipe do Pagode).
Em 2022, os “Originais” lançaram seu último trabalho intitulado “Baile dos Originais”, com colaborações de Lukas Koka na faixa “Dona do Meu Coração” e Rappin’ Hood na faixa “Tenha Fé”. O grupo, formado por Bigode (único remanescente e fundador), Juninho, Rogério Santos e Marcos Scooby, continua levando o melhor do samba tradicional aos quatro cantos do país.
Promovido pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, o Revelando SP, cujo foco é a valorização da cultura tradicional paulista, terá ainda entre as atrações musicais o cantor e músico Almir Sater. O festival vai reunir mais de 185 participantes, representando 88 municípios de 12 regiões paulistas. Serão 85 stands de artesanato e 52 de culinária. Além disso, 48 representantes das mais diversas manifestações culturais paulistas vão se apresentar ao longo do evento, com música, dança e muito mais.
Em 2024, o Revelando SP foi expandido para cinco edições: Barretos, em maio; Iguape, em junho; São José dos Campos, em julho; Presidente Prudente, em agosto; e São Paulo, setembro.
Ouça “Do Lado Direito da Rua Direita”, sucesso de Os Originais do Samba: