A cantora Pitty foi uma das atrações do festival João Rock, em Ribeirão Preto (SP) no último fim de semana. E aproveitou a presença de mais de 30 mil pessoas e a audiência do canal Multishow, que transmitia o evento, para anunciar o lançamento do DVD “Espelhos – Versões Completas de Admirável Vídeo Novo”, mais uma parte das comemorações dos 20 anos de seu emblemático álbum “Admirável Chip Novo”.
Gravado e lançado em 2004, um pouco depois de seu disco de estreia, o DVD “Admirável Video Novo” trazia, entre outras curiosidades, Pitty e sua banda tocando trechos de versões em novos arranjos de músicas que sempre foram referências para eles. Era uma forma de mostrar o leque de influências, que íam muito além do que as pessoas poderiam imaginar ouvindo o disco. “Especialmente eu e Peu (Souza, ex-guitarrista da cantora, morto em 2013) tínhamos uma coisa de gostar tanto de Velvet Underground como de B’52. Sempre adorei Bad Brains, mas a gente também ouvia bastante funk metal, Red Hot Chilli Peppers, Nirvana e música brasileira, Caetano, Gil e muitos outros”, explica Pitty sobre o conceito do projeto.
Vinte anos depois, essas músicas finalmente foram reunidas num álbum, remixadas por Jack Endino (Nirvana, L7, Soundgarden) e serão lançadas nos aplicativos de música no próximo dia 16. O nome “Espelhos – Versões Completas de Admirável Vídeo Novo” foi inspirado numa conversa dela com Peu Sousa, para quem o álbum é dedicado. “A gente comentava que essas músicas são os nossos espelhos, ensinaram alguma coisa para a gente, é onde a gente olha e se vê de alguma forma, seja em Cindy Lauper, seja em Queens of the Stone Age, tem algo que a gente vê ali do outro lado que é um espelho para a gente’”, conta Pitty.
“Girls Just Wanna Have Fun”, da Cyndi Lauper, “Femme Fatale”, do Velvet Underground, “Eleanory Rigby”, dos Beatles, “Sailin’on”, do Bad Brains e “Punk Rock, Hardcore Alto José do Pinho”, do Devotos, essa com participação de Cannibal, fazem parte do repertório de “Espelhos – Versões Completas de Admirável Vídeo Novo”. Há uma versão para o clássico “Private Idaho”, do B’52, com participações de B. Negão e Nancyta. Flávio Flock e Panço, da banda Jason, gravaram com Pitty “Imagem é Tudo sua Cabeça Não Tem Nada”. No audiovisual, Pitty (voz, vocais, guitarra e pandeirola) é acompanhada por Peu Sousa (guitarra), Duda Machado (bateria) e Joe (baixo). A produção é de Rafael Ramos. O disco e os clipes das músicas foram remasterizados e Pitty montou uma turnê especial, “ACNXX”, com a qual está rodando o Brasil.