Destaque

Projeto Samba Mulher, no Sesc Belenzinho, terá Luciana Mello

O Sesc Belenzinho, na zona leste da capital paulista, apresenta a primeira edição do Projeto Samba Mulher – A Cadência e o Axé das Mulheres Sambistas. Com início em novembro, estendendo-se ao ano que vem, a programação reúne uma série de shows de diferentes vertentes do samba e com formatos plurais, que tem em comum o protagonismo das artistas que são sambistas ou que tem trabalhos musicais em diálogo com a estética do samba. Um dos destaques será a paulistana Luciana Mello.

“O projeto tem a intenção de ser um panorama cultural que apresenta ao público os trabalhos de mulheres sambistas e de artistas que lançaram trabalhos em diálogo com o samba. O samba sempre teve a predominância masculina, mas as mulheres sempre estiveram presentes tanto na criação como na execução. Desde sua origem, elas sempre marcaram presença, ocupando o espaço musical e mostrando seus talentos, como cantoras ou compositoras — casos de Tia Ciata, Clementina de Jesus, Dona Ivone Lara, Jovelino Pérola Negra, Leci Brandão e Alcione. A ideia é continuar valorizando o talento dessas sambistas”, informa o press release.

A abertura do projeto ocorre no próximo dia 8, na praça central da unidade, com a intervenção do Cordão da Dona Micaela. No mesmo, terá apresentações dos grupos As Pastoras do Rosário e Roda de Pagode, tocando clássicos do gênero, com a participação especial do Cordão da Dona Micaela.

Luciana Mello é a grande atração no dia 16, às 20h30, com o show inédito “Ela é Samba, uma homenagem ao gênero”. Já cantora Ayô Tupinambá (com a participação de Camila Trindade) se aperesenta dia 20, e “traz a diversidade e a expressão artística de corpos dissidentes e de pessoas LGBTQIA+”, como diz o release. Pura Raça será a atração no dia 21, seguido da percussionista Xeina Barros (24/11), em show que mistura músicas autorais com obras de compositores consagrados como Pixinguinha e Dona Ivone Lara. 

Em dezembro, a programação prevê shows do grupo Preta Batuque, no dia 6 (roda de samba na praça central da unidade), e das cantoras Mart’nália (dias 6 e 7) e Tássia Reis (8/12). A filha de Martinho da Vila apresentará os grandes sucessos da carreira, enquanto Tássia Reis fará show em homenagem a Alcione. De acordo com o Sesc Belenzinho, outras sambistas participarão do projeto Samba Mulher ao longo de 2025, porém a programação ainda não foi divulgada.

Topo