Sabotage é considerado referência-mor para a atual safra do rap nacional. O artista, que abordava em suas letras o cotidiano da periferia da zona sul paulistana, teve uma carreira curta – foi assassinado aos 30 anos, em 2003. Além de lançar alguns álbuns e de transformar em clássicos faixas como “Mun Rá”, “Um bom Lugar “ e “Rap é compromisso”, Sabotage atuou no cinema, tendo importantes participações nos longas “O Invasor” (de Beto Brant) e “Estação Carandiru” (Hector Babenco).
O rapper volta à telona nesta semana, mas não como ator. No longa “Sequestro Relâmpago”, de Tata Amaral, que estreia quinta-feira (22), Isabel (Marina Ruy Barbosa) roda pela cidade com seus dois sequestradores. Um deles, Japonês (Daniel Rocha), está tenso, em seu limite. Ele quer ouvir música. Grita, gesticula e ameaça, com uma arma na mão, tanto seu parceiro, Matheus (Sidney Santiago Kuanza), quanto a moça que os dois sequestraram. Isabel canta os versos de “Rap é compromisso”, que tocam na rádio – “O rap é compromisso, não é viagem, se pá fica esquisito, aqui é Sabotage…”. Japonês se acalma e se junta a ela, empolgado.
Em “Sequestro Relâmpago”, Isabel é obrigada a dialogar com seus seqüestradores nesta noite que parece não ter fim. Ela e os rapazes terão oportunidade de descobrir suas semelhanças e diferenças, dentro do carro que roda por toda a cidade, parando em diversos bairros e locais no percurso. O filme conta ainda com participações especiais de Projota e Linn da Quebrada. A produção é da Tangerina Entretenimento e Manjericão Filmes, com coprodução com a Globo Filmes e o Canal Brasil.
Veja a cena com a música “Rap é Compromisso”: