Destaque

Rio recebe na sexta novo show dos Paralamas

paralamas 10 agosto

Importante nome da história do rock nacional, a banda Paralamas do Sucesso se apresenta nesta sábado, 12, às 22h30, na casa de shows Ribalta na Barra da Tijuca no dia 12 de agosto com o show “Paralamas Clássicos”, que, como sugere o título, reúne os principais sucessos da banda, presentes em 27 álbuns lançados ao longo de 38 anos de carreira.

A ideia deste show, que de certa forma acompanha o formato e a proposta dos últimos espetáculos da banda, surgiu em 2021 e foi desenvolvida pelos músicos que estão juntos desde a formação original — Herbert Vianna (guitarra e voz), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria). “O repertório mira na nossa trajetória, sob o filtro dos sucessos absolutos”, resumem os integrantes. No palco, a banda é acompanhada pelos seus três músicos João Fera (teclados), Monteiro Jr. (saxofone) e Bidu Cordeiro (trombone).

Herbert e companhia selecionaram 31 faixas que revivem as quase quatro décadas de carreira, numa viagem que começa pelo disco de estreia, “Cinema Mudo” (1983), e passa pelo mais recente álbum, “Sinais do Sim” (2017). O trajeto entre um ponto e outro é a história dos Paralamas contada em forma de música.

Estão lá, por exemplo, as canções políticas que nos ajudam a entender a história recente do Brasil: “Alagados”, “O Beco”, “Perplexo”, “O Calibre”. Também não faltam músicas atemporais, que cantam o amor em suas mais diversas facetas, como “Meu Erro”, “Lanterna dos Afogados”, “Aonde Quer Que Eu Vá”, “Seguindo Estrelas”. Fora “Vital”, “Óculos”, “Ela Disse Adeus”.

De acordo com o músicos, o repertório do show é também um passeio pela variedade rítmica da banda, certamente a  que mais misturou gêneros musicais no país. É possível ver a influência do rock inglês no começo da carreira (“Fui Eu”, “Mensagem de Amor”), do reggae e do dub (“A Novidade”, “Melô do Marinheiro”), do requinte pop que se destacou na produção dos anos 90 (“Tendo a Lua”, Busca Vida”), o diálogo com a música latina (“TracTrac”, “Lourinha Bombril”). Outro destaque é a faixa “Caleidoscópio”, marcada por Herbert Vianna tocando guitarra e dirigindo a canção através de solos com sotaque blues.

Além da capital fluminense, neste mês os Paralamas levarão o novo show para Volta Redonda (dia 13), Cabo Frio/RJ (20), Porciúncula/RJ (21), Teófilo Otoni/MG (26) e Vitória da Conquista/MG (27).

Sucesso! é um portal de notícias pertencente à Editora Espetáculo, empresa com sede em São Paulo e escritório no Rio de Janeiro, responsável pelo site showbusiness.com.br e pelas newsletters Sucesso e-mailing, Show Business Express, Show Business Urgente e Disparo Show Business.

Copyright © 2017 Editora Espetáculo

Topo