
Dando continuidade ao trabalho promocional de sua carreira solo, o cantor Samuel Rosa acaba de postar no YouTube o clipe da faixa “Rio Dentro do Mar”. Esse é o primeiro trabalho audiovisual do álbum “Rosa” e conta com a direção e também atuação de Letícia Ribeiro ao lado de Samuel.
“Rio Dentro do Mar” foi composta pelo cantor, em 2022, e nasceu de uma percepção que ele teve frequentando mais o litoral paulista e prestando atenção no mar e nas correntes que se formam nele, parecendo de fato rios dentro do oceano. A diretora Letícia Ribeiro seguiu essa metáfora para criar o conceito do clipe. “A canção já é muito visual, então o desafio de traduzir o sentimento dela para uma imagem foi menor do que eu pensava. Ela me remete a cores quentes, às texturas do papel, do papelão e da madeira que são materiais acústicos, assim como a música”, conta.

Já Samuel Rosa, familiarizado com as gravações de clipes — muitos, inclusive, premiados na época do Skank –, deixou as ideias a cargo de Letícia, diretora que lhe foi apresentada por sua esposa, Laura. “Ela teve ideias que estavam muito de acordo com a proposta da música e eu queria que o clipe estivesse dentro do universo dela, com a sua assinatura. Gostei muito da maneira como ela materializou o claro e o breu, a falta e a presença, e todos os contrapontos presentes na letra”, conta Samuel que também a convidou para atuar ao seu lado durante o curta.
O clipe traz alguns espelhamentos entre os personagens de Samuel e Letícia e vai revelando aos poucos os cenários e a história em si, com letra poética e versos como “…Mas é que estive perto de entender / Que inteiro fica o mundo com você / E eu só vou quando você chamar / Só vou quando for pra ser / O rio dentro do mar / Corre o tempo / Você vem me dar a chance que tanto esperava / É você e mais ninguém / O que preciso, o que me faltava / E se não tem você / Tudo é mais que dor / Eu fico nessa casa sem lugar”.
O lirismo, a tristeza e a melancolia da música foram transportadas para o vídeo. Como é uma canção confessional, Samuel quis compartilhar com as pessoas que talvez tenham passado pelo mesmo processo emocional. Letícia acredita que, quando assistirem ao clipe, sentirão um pouco essa melancolia, misturada com a paz que a faixa traz. “Acredito que cada um vai dar um significado próprio para essa casa sem lugar, para esse sentimento de quem está procurando um amor. Cada um vai encontrar sua história dentro da música”.