A Universal Music lançará em outubro uma caixa comemorativa aos 70 anos do cantor e compositor cearense Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes – popularmente conhecido como Belchior. O compacto “Três Tons de Belchior” terá, assim como o título indica, três obras do cantor.
Sua carreira musical atingiu o ápice artístico e comercial na década de 1970 e 1980, e os álbuns escolhidos para o box são justamente dessa época. A começar por “Alucinação” (de 1976), que está completando 40 anos, e é uma das principais obras da carreira do artista por trazer somente sucessos autorais como “Velha Roupa Colorida”, “Como Nossos Pais” e “Apenas Um Rapaz Latino-Americano”. Os outros discos que completam a caixa “Três Tons de Belchior” são: “Melodrama” (1987) e “O Elogio da Traição” (1988). Os textos ficaram a cargo do jornalista Renato Vieira.
Desde 2009, Belchior desapareceu da mídia e optou por uma vida reservada. Sua última apresentação aconteceu no mesmo ano ao lado do amigo Tom Zé. Durante a carreira, o cantor gravou 22 álbuns, e mesmo após tanto tempo, ainda é referência na Música Popular Brasileira.
Lançada em 2012, a série “Tons de…”, da Universal, tem o objetivo de homenagear grandes ídolos musicais. Alcione, Rita Lee, Cartola, Chico Buarque, Vinícius de Moraes e Cássia Eller estão entre os artistas que já tiveram suas obras encaixotadas.