Em 2015, um geólogo marinho que até então nunca tinha organizado um evento conseguiu ajuda de seus amigos, que eram insiders no mundo do entretenimento, para alcançar o impossível. O objetivo dele, o italiano Fabio Zaffagnini, era reunir 1000 músicos em um campo para tocar “Learn to Fly”, do Foo Fighters, em uníssono para convencer o famoso grupo americano a se apresentar em sua cidade, Cesena. O vídeo da apresentação se tornou imediatamente viral (hoje tem mais de 60 milhões de visualizações) e os Foo Fighters responderam, aceitando o convite e acrescentando uma data à sua turnê.
A partir deste sucesso inesperado, um formato nasceu: Rockin’1000, a Maior Banda de Rock da Terra. A banda já realizou diversos shows em estádios e locais especiais, criou um álbum produzido e lançado pela Sony Music Itália e o filme “We are The Thousand”, dirigido por Anita Rivaroli, que conta a história da banda.
No próximo dia 1 de outubro, a Rockin’1000 se apresentará em São Paulo, no estádio Allianz Park, na zona oeste da cidade. O Rockin’1000, que terá como regentes de orquestra Daniel Plentz e Frateschi, é um show único com mil músicos de várias partes do mundo em perfeita sintonia, com um repertório de duas horas de rock. No palco 360º, estarão 283 guitarristas, 148 baixistas, 296 cantores, 213 bateristas e 60 tecladistas, levando o rock a outra dimensão e animando ao menos 30 mil pessoas (público esperado).
Os músicos que se apresentam em São Paulo vêm de 18 países : 871 músicos do Brasil, 21 da Itália, seguidos da França (19), Alemanha (9), Estados Unidos (8), Canadá (2) e muitos outros da Tunísia, Argentina, Bélgica, Bolívia, Brunei, Chile, Índia, Holanda, Paquistão, Polônia, Peru e Portugal. Uruguai. O músico mais jovem vem do Brasil e é um baterista de 12 anos, enquanto o mais velho é um baixista brasileiro de 67 de idade. Além deles, o roqueiro brasileiro Supla será o apresentador.
O set-list completo e oficial não será revelado antes do concerto, no entanto, até o momento, 18 músicas foram confirmadas para um repertório de duas horas que promete ser uma injeção de pura adrenalina. Os espectadores irão poder curtir algumas das peças mais icônicas da história do rock, como “Born To Be Wild” (Steppenwolf), e “Come Together” (The Beatles) assim como outras amadas por diferentes gerações como “Under Pressure” (Queen / Bowie), “Another Brick In The Wall” (parte 2) (Pink Floyd), “Smells Like Teen Spirit” (Nirvana), “Killing in the Name” (Rage Against The Machine), ‘Paradise City” (Guns n ‘Roses) e “Learn to Fly” (Foo Fighters). O espetáculo contará com muitas outras canções e surpresas. Como sempre, o Rockin’1000 celebra a cultura musical do país anfitrião e promete mostrar ao público versões para faixas como “Metamorfose Ambulante” (Raul Seixas) e “A Minha Menina” (Os Mutantes).