Destaque da Nova MPB, Tulipa Ruiz ganhou projeção nacional no final de 2015 ao vencer o Latin GRAMMY na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira, pelo disco “Dancê”. Na mesma edição do prêmio, ela foi finalista na categoria Artista Revelação.
Tulipa é a principal atração da programação artística de dezembro no Sesc Belenzinho, na zona leste da capital paulista. Ela se apresenta na sexta e no sábado no espaço Comedoria da unidade, mostrando o repertório de seu mais novo trabalho “Habilidades Extraordinárias”, quinto da carreira, produzido por seu irmão Gustavo Ruiz, guitarrista e parceiro de várias músicas do repertório da cantora.
No álbum, a cantora gravou de maneira analógica onze canções criadas partir do contexto de pandemia, que celebram o estar viva e presente, no período pós-confinamento. Entre elas, “Samaúma”, “Pluma Black”, “Acho Que Hoje Mesmo eu Dou”, “Vou Te Botar no Pau”, “O Recado da Flor” e a faixa-título. Sucessos de sua discografia, como “Só Sei Dançar com Você”, “Efêmera”, “Dia a Dia, Lado a Lado” e “Dois Cafés”, também devem entrar no setlist.
Tulipa Ruiz é santista de nascimento e mineira de criação. Formada em Comunicação e Multimeios, pela PUC-SP, a artista tem músicas incluídas em filmes, novelas e games e costuma se apresentar em teatros e festivais do mundo todo, como Rock in Rio e Montreux Jazz Festival. Seu trabalho, além de receber o acolhimento do público, é respeitado pela crítica especializada com destaque em publicações como os jornais britânicos The Guardian e The Independent. Como ilustradora, Tulipa faz capas de discos, livros e colaborou com o jornal Le Monde Diplomatique Brasil. É sócia da Brocal agência cultural que engloba uma editora, um estúdio, uma produtora de música e uma marca de roupas e produtos criativos criada por Tulipa.