Wanessa Camargo já cantou o romantismo, a sofrência, já derivou para as batidas eletrônicas, já foi musa da cena LGBT e agora lança uma música com viés social, falando de relacionamentos abusivos com as mulheres. A faixa “Lábios de Navalha” chega nesta sexta-feira aos serviços de streaming de áudio, através da ONErpm, e videoclipe, postado no canal da cantora no YouTube. A música, segundo ela, é um aperitivo ao projeto que está sendo preparativo relativo aos seus 20 anos de carreira.
Co-escrita por Wanessa, “Lábios de Navalha” fala num trecho: “Já falei, ameacei, pedi, gritei / Pus fim / A sério você nunca me levou / Ou muda ou sai daqui”. E tem refrão forte: “Não, não vem tentar de novo me dizer / Que sem você não vou sobreviver / Não tem conversa / Pediu perdão? / Não pediu, então peça…” O vídeo da canção, dirigido pela própria cantora, traz um elenco de vítimas reais de violência. Além disso, em suas redes sociais durante essa semana, Wanessa divulgou depoimentos dessas mulheres contando como se sentiram durante o momento em que viviam estes relacionamentos e como estão após deixá-los.
“Foi um presente de Deus conhecer essas mulheres, me inspirar na força delas, na coragem delas. Não foi um trabalho no qual me senti dirigindo este filme, e sim cuidando para que elas estivessem confortáveis para falar, se sentindo seguras. Para que fossem elas mesmas, com sentimentos reais, sem julgamentos, sem opressão. Um lugar/espaço onde elas pudessem encorajar outras mulheres a fazerem o mesmo”, diz Wanessa.
Esse despertar da artista é coerente com seus lançamentos de 2020, em que a cantora traz temas que incentivam o público de várias maneiras, como não desistir diante dos problemas, e que é possível dar a volta por cima. “É tentar fazer, com esse trabalho, com que temas como este tenham de fato uma verdadeira atenção, para mudarmos efetivamente as coisas. Estamos mostrando mulheres que conseguiram vencer essa batalha, mas temos tantas outras que infelizmente ainda não conseguiram. Temos que mostrar a força que temos”, relata Wanessa.
Em meio à crise da Covid-19, a quarentena tem sido a medida mais segura para amenizar o contágio e a propagação do vírus. Com mais homens e mulheres dentro de casa, porém, o número de agressões aumentou nos últimos meses. Segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a quantidade de denúncias de violência contra as mulheres recebidas no canal 180 cresceu quase 40% ao compararmos os meses de abril de 2020 e 2019. Com base nesses números, Wanessa usa “Lábios de Navalha” para chamar atenção ao problema e a incentivar denúncias. Os números são Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher) e ao Disque 100 (Direitos Humanos).
Comemorando oficialmente vinte anos de carreira no dia 11 de outubro de 2020, Wanessa programou diversas ações para festejar esse marco, com conteúdos inéditos, entre singles, EPs, releituras de músicas, lives, mini-documentários e outros materiais exclusivos. Ao todo são vinte ações até a data oficial da comemoração, dia em que será anunciado o projeto “Uni/Verso”, composto por todo conteúdo lançado até então.
Assista ao videoclipe de “Lábios de Navalha”, com Wanessa Camargo: