A TV Cultura de São Paulo exibe neste sábado duas produções inéditas em TV aberta, que fazem parte da programação especial de 110 anos do nascimento de Adoniran Barbosa, um dos ícones da música popular. A partir das 22h15, o público pode conferir o documentário “Adoniran – Meu Nome é João Rubinato”. Na sequência, à meia-noite, o curta metragem “Dá Licença de Contar”, com o ator Paulo Miklos interpretando o cantor e compositor.
“Adoniran – Meu Nome é João Rubinato” (2018), de Pedro Serrano, acompanha a vida e a obra do maior sambista paulista. A cidade de São Paulo era personagem principal das radionovoelas e canções de Adoniran, como os sucessos “Tiro ao Álvaro”, “Trem das Onze” e “Saudosa Maloca”. O documentário traça um paralelo entre a metrópole de hoje e a vivida por Adoniran, compondo um personagem multifacetado, um artista sensível às mazelas do povo. Através de imagens de arquivos raras e nunca vistas antes, o compositor e cantor paulistano, que faleceu em 1982, é redescoberto pelo público nesta produção.
Para completar a programação especial, será exibido o curta “Dá Licença de Contar” (2015). Com Paulo Miklos como Adoniran Barbosa, o filme, também de Pedro Serrano, recria o universo das canções do cantor e compositor, inserindo o artista dentro de sua própria obra. Em um boteco no Bixiga, ele relembra uma inocente época que já não existe mais, um tempo em que fora feliz ao lado de seus companheiros de maloca.