O “Camaleão do Rock” David Bowie morreu em janeiro de 2016, aos 69 anos – e 47 de carreira profissional. Este 2019 marca, portanto, os 50 anos do lançamento do primeiro sucesso de Bowie, “Space Oddity”. Para celebrar a data, chegou na sexta-feira, via Warner Music, às plataformas digitais gravações inéditas da época em que “Space Oddity” foi concebido.
O material está reunido no álbum “Spying Through A Keyhole”, cujo título é na verdade um trecho da letra da faixa inédita “Love All Around”. De acordo com a gravadora, embora a maioria das outras faixas que compõe o projeto seja conhecida, as versões presentes neste lançamento nunca foram oficialmente disponibilizadas até o final do ano passado, quando entraram nas plataformas de streaming apenas por um curto período de tempo.
“A maioria das gravações de ‘Spying Though A Keyhole’ são demos caseiras de Bowie, com, até onde se sabe, vocais solo ou acústicas”, informa o press-release. A foto de capa é de Ray Stevenson e foi tirada no apartamento do renomado músico e produtor Tony Visconti, no verão de 1968.
Ainda de acordo com o comunicado enviado à imprensa, devido à natureza de algumas das demos caseiras em que Bowie canta acompanhado apenas de violão, a qualidade das gravações nem sempre apresenta a fidelidade habitual das versões feitas em estúdio. “Isso se deve, em parte, ao entusiasmos de David em apertar o botão vermelho para gravar, além das limitações do equipamento de gravação original e da degradação da fita. No entanto, a importância histórica destas músicas e o fato de que elas são de um arquivo de faixas previamente liberadas por Bowie para lançamento, esse ‘problema’ se torna irrelevante”, informa o press-release.
Confira “Spying Through a Keyhole”: