Destaque

Zé Renato relê clássicos no álbum “Quando a Noite Vem”

zé renato 9 março

Ainda em clima de festa pela conquista do GRAMMY Awards deste ano pelo álbum “Pasieros”, gravado em parceria pelo Boca Livre e o artista panamenho Rubén Blades (na categoria Melhor Álbum Pop Latino), o cantor e compositor Zé Renato lança o álbum solo “Quando a Noite Vem”. O projeto chega às plataformas de streaming e também no formato CD (lançamento em abril), via Biscoito Fino.

Vindo de um álbum autoral (“Bebedouro”, de 2018) e projetos dedicados a Paulinho da Viola (“O Amor é Um Segredo”/2019) e Orlando Silva (“Orlando Mavioso”/2021), Zé Renato imprime agora a sua assinatura musical  a um repertório de outros compositores. “Uma boa parte deste disco está ligada à minha memória afetiva, da infância à adolescência. É desafiador cantar essas canções”, pontua o artista capixaba, de 66 anos.

A atriz e diretora Patrícia Pillar (que foi casada com Zé Renato por dez anos) assina a direção artística de “Quando a Noite Vem” e divide a escolha do repertório pop romântico, feito a quatro mãos com o cantor. Patrícia produz e dirige projetos musicais desde 2003, entre eles o documentário “Waldick, Sempre no Meu Coração” (2008) e a Live beneficente “Nordeste pela Vida” (2020). “Fizemos uma playlist colaborativa e fomos colocando canções. E algumas delas já apontavam para o romantismo”, resume Zé Renato.

“Quando a Noite Vem” começa com “I Can’t Stop Loving You”, sucesso na voz de Ray Charles lançado no Brasil no começo dos anos 1960, cujo videoclipe inédito também estreia no dia 10. Já “Arrivederci Roma”, tema do filme de mesmo nome, de 1958, ganhou arranjo “totalmente inspirado em João Gilberto”, segundo Zé Renato. Lançadas previamente como singles, “Bom dia, Tristeza” surge com novo arranjo do próprio músico; “Suave é a Noite” (versão para o português para “Tender is the night”) inspirou o título do disco, extraído do verso “tudo tem suave encanto, quando a noite vem”. Para o dueto em “O Seu Olhar Não Mente”, Zé Renato convidou a cantora Céu.

Ouça o álbum: https://orcd.co/quandoanoitevem

O repertório do novo projeto de Zé Renato, que chega quatro décadas depois de seu primeiro disco solo, em 45 anos de trajetória musical, inclui ainda versões personalíssimas para “Esta Tarde Vi Llover” (clássico do compositor mexicano Armando Manzanero), “Encantado” (versão para “Nature Boy”), “Nenhuma Dor”, “O Seu Olhar Não Mente” e “Cantiga de Quem Está Só”.

Um time de craques garante a excelência musical do projeto, formado por Cristóvão Bastos (pianos e arranjo), Dori Caymmi (violão e arranjo), Jaques Morelenbaum (violoncelo e arranjo), Jorge Helder (baixo), Marcelo Costa (bateria), Carlos Malta (flauta), Pedro Sá (guitarra), Ricardo Pontes (sax alto), Dirceu Leite (flauta), Rui Alvim (clarinete), Aquiles Moraes (trompete e flughelhorn) e Vanessa Rodrigues (orgão Hammond). Completam o time Bernardo Couto (guitarra portuguesa) e a St Petersburg Studio Orchestra, com direção de Kleber Augusto.

Repertório “Quando a Noite Vem”

zé renato 9 março1

1 – ARRIVEDERCI, ROMA (Allessandro Giovannini / Pietro Garinei / Renato Ranucci)

2 – BOM DIA, TRISTEZA (Adoniran Barbosa e Vinicius de Moraes)

3 – CANÇÃO DE QUEM ESTÁ SÓ (Evaldo Gouveia e Jair Amorim)

4 – ESTA TARDE VI LLOVER (Armando Manzanero)

5- I CAN’T STOP LOVING YOU (Don Gibson)

6 – NATURE BOY (Eden Ahbez) – versão Caetano Veloso

7 – NENHUMA DOR (Caetano Veloso/ Torquato Neto)

8 – O SEU OLHAR NÃO MENTE (Nanado Alves/Ilmar Cavalcanti)

Participações especiais: Céu, Mauro Refosco e Nonato Lima

9 – SUAVE É A NOITE (Sammy Fain/ Paul Francis Webster/ – Versão: Nazareno de Brito)

Topo