No Dia Mundial do Rock, comemorado em 13 de julho, a Série Concertos Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca chega com a sua segunda apresentação, agora com a participação da cantora e compositora Zélia Duncan. Sob a direção musical do maestro Vinícius Louzada, a apresentação acontece às 19 horas e tem transmissão direta do Teatro Riachuelo (no Rio de Janeiro).
Com apoio do banco Santander, a série de concertos teve sua estreia em junho, com duas apresentações também transmitidas direto do Rio de Janeiro. Desta vez, com a participação de Zélia Duncan, clássicos do rock nacional e mundial estão garantidos no programa da apresentação, que conta com célebres músicas dos Beatles, Guns N’ Roses, Led Zeppelin e Legião Urbana, dentre outros. De repertório da cantora, farão parte do concerto os sucessos “Alma”, “Pagu” e “Enquanto Durmo”. A transmissão ao vivo acontece pelo canal oficial do Orquestra nas Escolas, no YouTube: https://www.youtube.com/orquestranasescolas.
“O rock, apesar de ter surgido nos Estados Unidos, veio para o Brasil no final da década de 50 e conseguiu se estabelecer entre os gêneros já difundidos aqui. Desde então, o Rock passou a ter grande influência entre o gosto popular. Acreditamos que todo e qualquer movimento cultural tem o poder de contribuir positivamente na nossa sociedade. A união da orquestra com o rock nos dá ferramentas para potencializar a educação brasileira. Viva a arte, viva a música, viva o rock!”, reflete o regente Vinícius Louzada.
Com 60 jovens que compõem a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca e os 41 jovens do Coro Laboratório Juvenil do Rio de Janeiro — arregimentados na rede pública de ensino do Rio –, o grupo é constituído por alunos que passam por um amplo programa de educação e formação musical – meios para a construção de processos de transformação social concretos, com novos horizontes para os estudantes e resultados duradouros para suas famílias e toda a sociedade. Os músicos já se apresentaram em salas de concerto de grande visibilidade e dividiram o palco com muitos convidados especiais, artistas de grande prestigio no Brasil e no exterior, como João Bosco, Guilherme Arantes, Leila Pinheiro, Maria Luiza Jobim, Elba Ramalho e Toquinho.