Destaque

Rubén Rada e Ronaldo Bastos na série Janela UBC

ruben rada
Nesta quinta-feira, dia 8, a partir das 17 horas, a série de lives da União Brasileira de Compositores Janela UBC receberá dois artistas conceituados em suas respectivas áreas de atuação: o cantor, compositor e percussionista Rubén Rada, e o produtor musical e compositor Ronaldo Bastos. Os artistas serão entrevistados por Geraldo Vianna, produtor e diretor da UBC em um novo episódio da série Janela UBC. A transmissão acontecerá através do Instagram da organização no link https://www.instagram.com/ubcmusica/

Ronaldo Bastos é um dos mais prolíficos compositores da música brasileira, tendo escrito mais de 400 canções feitas em parceria com artistas como Milton Nascimento, Antonio Carlos Jobim, Caetano Veloso, Edu Lobo, Lulu Santos, Marina Lima, Guilherme Arantes e Ed Motta, e ter sido intepretado por nomes do porte de Gal Costa, Elis Regina, Maria Bethânia e Tim Maia. Bastos é um dos fundadores do movimento musical Clube da Esquina e também da gravadora Dubas Música, selo que é referência por sua excelência dentro da MPB, inovando na área com projetos de relançamento de canções que estavam fora de catálogo, e de compilações de música brasileira. Como produtor, o artista esteve por trás de clássicos como “Clube da Esquina”, de Milton Nascimento e Lô Borges e “A Página do Relâmpago Elétrico”, “Sol de Primavera” e “Amor de Índio”, de Beto Guedes.
O segundo convidado da Janela UBC é Rubén Rada, cantor e compositor nascido em Montevidéu, Uruguai, que começou sua carreira artística na década de 1960 como vocalista do grupo Los Hot Blowers. Seus trabalhos com o grupo El Kinto mudaram para sempre a música uruguaia ao mesclar bossa nova; Beatles; psicodelia e candombe, um ritmo local pautado em atabaques. Sua mãe é do Rio Grande do Sul, o que sempre aproximou o artista de referências brasileiras – a primeira visita que Rubén fez ao Brasil foi em 1969, no IV Festival da Canção. Ao longo das décadas teve grandes sucessos comerciais na América Latina, como as faixas “Loco de Amor”, “Cha Cha” e “Muchacha”, além de ter lançado diversos discos temáticos, entre os quais três projetos para crianças Em 2011, recebeu o prêmio Lifetime Achievement Award do Latin Grammy, e em 2021 apresentou seu primeiro álbum cantado inteiramente em português, chamado “As Noites do Rio / Aerolíneas Candombe”, onde sete das dez músicas foram compostas em parceria com Ronaldo Bastos, além de contar com as participações de Carlinhos Brown, Tamy e Silva.
geraldo vianna

O comando das entrevistas estará a cargo do diretor da UBC Gustavo Vianna

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo