Entrevistas

Aline Barros: Mil em uma

Aline Barros 2016 dest

Na década passada, Aline Barros acostumou o público a esperar sempre um DVD derivado de seu último álbum de estúdio. Foi assim com “Som de Adoradores” e “Caminho de Milagres”, lançados em 2005 e 2008, respectivamente. Porém, essa sequência foi quebrada com os trabalhos que vieram a seguir: “Extraordinário Amor de Deus” (2011) e “Graça” (2013). O que fazer para resolver essa questão? Isso mesmo que você pensou, um DVD reunindo canções dos dois discos.

No finalzinho de 2015, Aline Barros colocou no mercado, através da MK Music, “Extraordinária Graça”, resultado de um show grandioso em termos de produção, registrado na casa carioca HSBC Arena, em junho.  “Fiquei tão feliz com o resultado. Foi um tempo muito especial para a gente. Passamos vários meses sonhando, projetando cada música, o que seria exibido no telão, como iríamos envolver as pessoas”, conta Aline.

Um dos grandes desafios do projeto residiu na escolha do repertório – fechado, ao final, com 17 músicas. “Tivemos que quebrar a cabeça, afinal de contas, são dois CDs lindos, mas com características bem diferentes. “Extraordinário Amor de Deus” foi produzido por Ricardo Feghali e Cleberson Horsth, enquanto “Graça” ficou com Ruben di Souza. Participei de todas as etapas desde o princípio, mas contamos com profissionais muito capacitados na equipe, o que garantiu um resultado maravilhoso”, comemora Aline. Na produção do DVD, ela repetiu a bem sucedida parceria com Ruben di Souza.

Para iniciar os trabalhos de rádio, Aline Barros e a MK optaram pela faixa “Rendido Estou”, lançada originalmente em “Extraordinário Amor de Deus”, em parceria com cantor o Fernandinho. Para o DVD, o dueto ganhou a adição de outra voz bem conhecida, a cantora Bruna Karla. Aline ainda cita outros pontos altos. “Tem a versão ao vivo de “Ressucita-me”, música que tem trazido várias pessoas para perto de Deus. Há ainda o clássico Porque Ele vive, que eu nunca havia gravado. Nessa, o Rubinho (Ruben di Souza) deu uma roupagem bem atual”.

Quase simultaneamente ao DVD, Aline Barros lançou seu sétimo livro, “Graça Extraordinária” (Thomas Nelson Brasil). Apesar do título parecido com o do DVD, a obra não se restringe a ser um complemento desse trabalho. Na verdade, o coloca como algo que chega para somar forças. “O livro nasceu do desejo de falar para essa geração a respeito do que a gente entende como graça de Deus. Nele, eu relato experiências de pessoas que foram alcançadas através de músicas que gravei, depoimentos meus, programas de que participei. Não se trata de um livro teológico, são relatos”, explica.

NO EXTERIOR

Aline Barros não para. Com tantos projetos no Brasil, a cantora também encontra tempo para levar suas mensagens a quem estiver disposto a ouvi-las em outros países. Para isso, gravou dois álbuns, um em espanhol e outro em inglês, com o mesmo repertório. Voltado ao público de língua hispânica, “Vivo Estás” já está disponível no iTunes, enquanto “Alive” está programado para chegar à plataforma nas próximas semanas.

Ambos contaram com a produção do norte-americano Tom Brooks, que chegou com uma ideia ousada: formar um coral com um milhão de vozes. Para isso, foi criado um site, no qual o público poderia gravar trechos das músicas que, unidos, formaram esse coro gigantesco. “No início parecia meio complicado, tinha um passo a passo indicando como a gravação deveria ser feita. Algumas pessoas ficaram tímidas, não sabiam muito bem como utilizar a ferramenta. Mas foi maravilhoso, pois trouxemos muita gente para perto do projeto e, no final, ficou lindo”, conta a cantora, alertando que já tem mais um álbum encaminhado ao público brasileiro. “Esse é um ano de muitos desafios, de grandes projetos. Minha intenção é lançar mais um CD no segundo semestre. Por mais que o DVD Extraordinária graça esteja recente, as pessoas querem ouvir coisas novas”, adianta.

TV, PALCO E IGREJA

Com uma carreira consolidada na música e no mercado editorial, Aline Barros está pronta para o próximo passo. 2016 marca a estreia de sua Web TV, um dos projetos mais ambiciosos de sua trajetória, que já passa dos vinte anos. “O objetivo desse canal é trazer não apenas músicas, mas também clipes, filmes, palestras, esporte, programação infantil. Como estamos em ano de Olimpíadas, já estamos contatando alguns atletas para produção de documentários com suas histórias de superação”, conta Gilmar dos Santos, marido de Aline. “A intenção é que ela apresente pelo menos um programa voltado para a família”, completa.

É importante destacar que Aline Barros concilia todas essas atividades com seu trabalho como pastora na Comunidade Evangélica Internacional da Zona Sul, no Rio de Janeiro. Por conta disso, sua agenda é sempre montada de forma que não atrapalhe os compromissos com a Igreja e com a família. “Procuro fazer uma agenda equilibrada. Sou mãe de dois filhos e gosto da participar da vida deles em todos os momentos. Então, durante a semana, me dedico à família, restando de quinta a sábado para os shows. Eventualmente acontecem shows na semana, mas são poucos. Também procuro retornar aos domingos por conta dos compromissos na Igreja”, explica.

Atualmente Aline viaja com dois formatos de shows. Um deles, o de carreira, voltado ao público em geral. O outro é direcionado às crianças, com cenário e personagens apresentados em seus trabalhos para o público infantil. “Podemos fazer adaptações nos shows, de acordo com a cidade onde vamos tocar. Geralmente, mesmo no show de carreira, coloco duas ou três músicas para o público infantil, pois sempre tem muitas crianças na plateia. Independente do formato, o show é sempre para a família”.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo