Destaque

Associados aderem ao aplicativo da UBC

app ubc1

A UBC lançou em  março um aplicativo para que seus 30 mil filiados possam acessar, via smartphone ou tablet (além de desktops e notebooks), o conteúdo do Portal do Associado, presente no site www.ubc.org.br, principal canal de comunicação da associação. Totalmente gratuito, o App foi desenvolvido pela equipe de tecnologia da informação da UBC. “A gente vem observando um volume muito grande de acessos ao nosso portal por parte de nossos titulares, através de smartphones. Nos adiantamos em criar um App com as principais funcionalidades acessadas no portal. Dessa forma, facilitamos a vida do titular associado”, explica Fabio Geovane, gerente de Operações da UBC, cuja expectativa num primeiro momento é que ao menos cinco mil associados passem a fazer suas consultas via App.

A nova ferramenta foi desenvolvida pelos analistas de sistemas Vinicius Stutz e Leonardo Coutinho, que atuam na área de tecnologia da informação da UBC. Ambos trabalharam no projeto ao longo de dez meses, ao lado de outros funcionários da associação. “Hoje em dia, as pessoas tem sempre o telefone à mão. No caso dos nossos associados, por que não poder, a partir do aparelho, consultar recibos, dar uma olhada nos rendimentos, ver a evolução do uso de suas obras e fonogramas, conhecer seu top 5 de obras e fonogramas mais usados?”, enumera Vinicius Stutz.

Fabio Geovane destaca como principal diferencial do App a facilidade no acesso. “O associado pode visualizar a carteira de membro com a foto e os dados cadastrais. A gente gastava dinheiro e também tínhamos um grande trabalho para a confecção e depois para a entrega desta carteirinha, que era muito solicitada pelos titulares”. Segundo ele, entre as funcionalidades do aplicativo estão as seções Gráficos (“assim como no Portal do Associado, eles estão presentes de forma compacta e com a mesma riqueza de detalhes”) e Recibos (“o associado pode ver seu recibo e os demonstrativos dos valores pagos pela UBC mensalmente”). Ele cita ainda a seção de Notícias (é possível acessar o conteúdo noticioso do site da UBC sem a necessidade do navegador web) e a área de Contatos (endereços e telefones das unidades UBC pelo Brasil, com possibilidade de navegação no mapa para acessar a localização de cada filial da associação).

GRÁFICOS ELOGIADOS

Os primeiros associados que baixaram o aplicativo elogiaram muito os gráficos da ferramenta. “Os gráficos sumarizam as milhares de linhas do demonstrativo e dessa forma o titular tem a visão rápida de como e onde o seu repertório está sendo executado. Dentro dos gráficos é possível ter a visão dos rendimentos por ano e por mês (dos últimos três anos) com informações totalizadas por fontes pagadoras e por categoria (autor, intérprete, músico, editor, produtor fonográfico). E ainda temos as top 5 obras de maior rendimento”, explica Geovane. Adaptados ao formato do aplicativo, os gráficos traduzem, de forma direta e inteligível, os números relacionados ao repertório e aos rendimentos dos filiados. “Os titulares podem acompanhar a evolução financeira de acordo com as diferentes rubricas (categorias de uso do repertório) e também segundo a sua própria categoria: se é um autor, um intérprete, um produtor fonográfico…”, acrescenta Stutz.

O aplicativo da UBC pode ser descarregado gratuitamente tanto na Google Play Store (do sistema Android), como na AppStore (sistema iOS/Apple). De acordo com o gerente de operações, a nova ferramenta está sendo promovida junto aos associados desde o mês de março. “A divulgação se dá via posts em nossas redes, em nossa revista, no portal da associação e também através do contato direto com os titulares associados”, explica Fabio Geovane.

fabio gouveia1

 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo