Notícias

Daniel: Ícones e clássicos

daniel top 10 dest

Chegar a 30 anos de carreira em plena forma, com tantas razões para celebrar, fez muito bem ao cantor Daniel. Nos últimos dois anos, o artista aproveitou esse período festivo para criar e estrelar um musical sobre sua vida, lançar um DVD do mesmo projeto, atuar como jurado do reality “The Voice” (Globo) e percorrer o país com a turnê comemorativa destas três décadas de sucesso.

Era chegada, no entanto, a hora de finalizar as celebrações. O que fazer? Ora, criar mais um projeto. E inédito. Ainda não havia na discografia solo do artista um DVD gravado em sua cidade natal. “In Concert Em Brotas”, primeiro lançamento do cantor paulista pela Universal Music, chegou às lojas no final de 2015, preenchendo essa lacuna. “Eu já tinha um DVD de um show com o João Paulo em Brotas. Mas era um projeto feito inicialmente pra ser exibido na TV. Agora é bem diferente. Fizemos dois shows muito bem planejados, para marcar o encerramento da celebração de 30 anos de carreira. Queria muito gravar na minha terra, fazendo algo mais intimista. E o momento não poderia ser mais propício”, resume o cantor.

O registro aconteceu no Cine São José, espaço cultural reformado com o apoio financeiro do próprio Daniel. O cinema fez parte da adolescência do artista. “Lá aconteciam festivais musicais. E eu toquei em muitos deles. No edifício do cinema havia também o estúdio da rádio Brotense, onde eu participava, ainda muito menino, de um programa semanal. Levava meu violão e tocava ao vivo no estúdio”, lembra.

Bem diferente dos últimos projetos do cantor, o novo DVD traz sucessos da memória afetiva de Daniel. “Algumas dessas músicas, canto desde criança. Como “Voa Liberdade”, do Jessé, que eu via sempre em grandes festivais, sonhando um dia estar num grande palco também. Além disso, são hits de artistas que foram referência pra mim, como Guilherme Arantes (‘Cheia de Charme’), Tim Maia (‘Primavera’), Peninha (‘Sonhos’), José Augusto (Chuvas de Verão’) e Lulu Santos (‘Apenas Mais Uma de Amor’, primeiro single do DVD)”.  O repertório ainda relembra sucessos próprios, como “Tantinho”, “Dá-me Dá-me”, “Adoro Amar Você” e “Muda” – esta, resgatada do último disco ao lado de João Paulo, morto num acidente de carro em 1997. “Acabei me emocionando muito no palco ao cantá-la”, diz.

As participações especiais do DVD (e CD duplo) também merecem registro: Renato Teixeira, Rick Sollo, Sérgio Reis, Roberto Leal e Carlinhos Brown, além de José Camilo, pai de Daniel. Artistas de gêneros variados, eles tem em comum a amizade com o cantor. “De alguma maneira, todos participaram da minha carreira ou tem uma ligação afetiva comigo. O Roberto Leal, por exemplo, cantou num aniversário da minha avó, que era portuguesa e o adorava. A presença dele não deixa de ser uma homenagem a ela e uma ilustração de minhas origens portuguesas”, explica.

Apesar de ter adorado o resultado final (“ficou um trabalho classudo”), Daniel acredita que o show do DVD não chegará a muitas cidades. “É complicado por conta da logística. Muita gente esteve no palco durante a gravação. Ainda assim, faremos algumas apresentações”, revela. Já os shows nos outros formatos seguem lotando a agenda. “Continuo com o show baseado no musical de 2014, além de uma apresentação mais intimista, com piano, voz e violão, que eu gosto muito”.

E como não entraram canções inéditas em “In Concert”, Daniel está preparando um novo repertório pra gravar um disco de inéditas ainda em 2016. Mostrando fôlego de sobra para tantos projetos, o cantor ainda encontrou um tempinho para selecionar seus dez discos preferidos para SUCESSO!. Confira:

[doptg id=”781″]

“Abbey Road” – The Beatles

“Meu disco preferido dos Beatles. O álbum, de 1969, traz lindas composições, inclusive do George Harrison, como ‘Something’ e ‘Here Comes The Sun’”.

“Clássicos Sertanejos” – Chitãozinho & Xororó

Uma obra de arte da dupla, com convidados como Simone, Sergio Reis, Fagner, Zezé & Luciano… Tive o prazer de participar do projeto, com o João Paulo, na faixa ‘Saudade de Minha Terra’. O disco me inspirou, anos depois, a gravar o projeto ‘Meu Reino Encantado”.

“Meu Reino Encantado I, II e III” – Daniel

“Três discos marcantes em minha vida. Logo no primeiro, realizei o sonho de gravar com meu pai a faixa-título. Assim como Chitãozinho & Xororó haviam feito em ‘Clássicos Sertanejos’, acho que consegui resgatar nesse projeto algumas das composições mais belas da música caipira”.

“Serious Hits… Live!” – Phil Collins

“CD ao vivo que traz todos os sucessos dos primeiros anos de carreira solo de Phil Collins. Além de um grande cantor, é também um músico sensacional”.

“O Menino da Porteira” – Trilha sonora

“Ter atuado nesta refilmagem e gravado a trilha da mesma foi uma dupla emoção. Esse álbum ganhou o GRAMMY Latino, em 2009. A canção mais marcante é a própria faixa-título, uma das primeiras que aprendi a cantar, ainda criança”.

“Roupa Nova (1985)” – Roupa Nova

“Esse álbum embalou uma fase gostosa de minha vida. Época de adolescência, fase de paquera, namoros… Tem ‘Linda Demais’, ‘Seguindo no Trem Azul’, ‘Dona’ – um sucesso atrás do outro”.

“One Night Only” – Bee Gees

“Uma de minhas bandas preferidas. E esse é um daqueles CDs que você ouve da primeira à última faixa, gostando de todas. São mais de 20 sucessos, gravados num show em Las Vegas”.

“Adoro Amar Você” – Daniel

“Outro trabalho muito importante na minha carreira, por se tratar de meu primeiro projeto solo. A faixa-título (entre outras), composta pelo Peninha e Elias Muniz, tocou muito nas rádios”.

“21” – Adele

“Segundo álbum desta maravilhosa cantora inglesa, certamente uma das melhores da nova geração. Trabalho de muito bom gosto, com hits como ‘Someone Like You’ e ‘Rolling In The Deep’”.

“João Paulo & Daniel – Vol. 5” – João Paulo & Daniel

“Não poderia deixar de citar um disco feito com o João Paulo, lançado em 1994. E esse foi fundamental para nós dois. Marcou uma virada em nossa carreira. Foi nosso primeiro trabalho a ganhar Disco de Ouro. Depois, ganhou também Disco de Platina”.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo